O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) intensificou os serviços de esgotamento de fossas sépticas. O trabalho visa dar o destino correto ao esgoto e proteger o meio ambiente e no início deste mês, no dia 3 de setembro, as equipes percorreram várias regiões do interior, como a localidade de Humaitá.
O diretor de Operações do Saae, Zércio Largura, explica que as equipes utilizam um caminhão com tanque e bomba a vácuo de alto poder de sucção, próprio para sugar os resíduos das fossas e desobstruir a rede doméstica. Fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico, nas quais são feitas a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto.
De acordo com Zércio, esse é um trabalho preventivo, gratuito e realizado periodicamente atendendo a demandas da comunidade e contribui, principalmente, para minimizar os problemas com alagamentos ocasionados com a chuva. “Ao realizar o processo de esvaziamento das fossas, nós evitamos a poluição ambiental, a proliferação de bactérias causadoras de doenças, o transbordamento de dejetos e ainda contribuímos com a higiene e segurança do local e das famílias”, pontua.
Os pedidos de limpeza de fossa são feitos pelos telefones do Saae: 27 2103 1311 ou o 0800 7269 755, ou ainda na própria sede da autarquia na Avenida Barra de São Francisco, no bairro Colina, próximo a sede social da AABB. A autarquia tem 30 dias para atender a demanda, realizada por caminhões limpa fossa.
Crime Ambiental
Despejar esgoto em rio ou mananciais é crime ambiental e pode gerar multa de até R$ 10 mil por ligação clandestina. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3372 2067.