A crise na educação do município de Linhares ganhou um novo capítulo, e dessa vez teve como cenário a câmara de vereadores. A Sessão Ordinária que aconteceu na noite da segunda-feira (04/04) contou com vários momentos de tensão e o plenário Joaquim Calmon repleto de professores e outros servidores do magistério bastante revoltados.
A Secretária de Educação, Sra Maria Olímpia Dalvi, teve sua convocação aprovada em janeiro deste ano, e nesta segunda-feira, 4 de abril, era o prazo limite para que ela comparecesse à câmara, sendo que o não comparecimento poderia acarretar em seu impeachment.
Ela inicia trazendo um panorama das dificuldades enfrentadas pela educação, das ações que a SEME (Secretaria Municipal de Educação) vem realizando, e justificando atrasos nas demandas dos vereadores, em relação a reparos em escolas. Outro ponto muito questionado foi a prestação de contas do FUNDEB, onde a Secretária atrelou os atrasos a problemas recorrentes no sistema.
Os vereadores puderam entrevistar a Secretária, fazendo perguntas dentro e fora dos tópicos que foram motivos de sua convocação. Uma frase marcante dita pela secretária em vários oportunidades foi “isso não é objeto da minha convocação”, manobra utilizada todas as vezes que algum parlamentar fazia perguntas sobre a Educação, mas que não haviam sido previstas anteriormente. Essa manobra desagradou os parlamentares, e também os professores e professoras que estavam presentes no plenário, que em gritos de ordem pediam a renúncia da Secretária.
O vereador Alysson Reis(DC) pediu que fossem exibidas imagens de algumas escolas do município, que mostravam situações precárias e de muito descaso. Nesse momento, funcionários da pasta da secretária, que estavam ali como seus apoiadores na sessão, chamaram o parlamentar de mentiroso, e começaram um bate boca com professores e outros servidores presentes, que também estavam fazendo cobranças à secretária. Nesse momento, o clima da sessão já era bastante tenso, e ao ser questionada sobre as demandas de reformas e reparos em escolas, a secretária disse que as reformas que competem à equipe de manutenção da SEME são realizadas, e as reformas que demandam mão de obra mais especializada são transferidas para a Secretaria de Obras. Ainda de acordo com o vereador, as demandas não estão sendo atendidas nas escolas porque “morrem na secretaria de obras”, e que falta gestão por parte da SEME.
Outro ponto que figurou na sessão, foi a polêmica propaganda da educação de Linhares. No vídeo divulgado no dia 28/03, a história começa trazendo uma pequena prestação de contas sobre os investimentos que estão sendo realizados, além de ações que foram feitas como a aquisição e distribuição de tablets para todos os alunos e notebooks para todos os professores.
Esse mesmo vídeo também foi divulgado pela secretária em seu perfil público no Instagram, onde muitos servidores do magistério fizeram diversos comentários, expondo insatisfações e questionamentos à respeito da realidade vivida, que de acordo com eles contrapõe o que está sendo colocado no vídeo.
A Cooperativa dos Professores de Linhares (COPEL) e o Sindicato dos Servidores (SISPML) fizeram uma contra campanha a partir do vídeo divulgado pela prefeitura, onde convidaram os servidores do magistério a publicar fotos e vídeos da realidade vivida em suas respectivas escolas. E durante a sessão professores manifestaram-se com “notebooks de papelão”. Inclusive em um vídeo gravado por um professor e um diretor do SISPML, eles mostram o notebook de papelão, “oferecido pela Prefeitura” e um notebook verdadeiro, que o governo do estado entregou para os professores. Veja vídeo:
Por fim, a secretária de Educação agradeceu a oportunidade de ter sido convocada mais uma vez a prestar esclarecimentos na Câmara, e disse que apesar da pasta comandada por ela ser grande ela “dá conta sim” e que não pedirá demissão do cargo: “Sinto-me apta a continuar à frente da pasta”. Maria termina sua participação sendo aplaudida por membros “apoiadores” de sua equipe e também com vaias dos presentes no plenário. Ela ainda reforçou: “Sinto-me apta a continuar na pasta e a fazer da educação de Linhares a melhor do Espírito Santo, quiçá do Brasil. Obrigada minha equipe, é com vocês que nós vamos conseguir, estamos conseguindo e isso está incomodando muita gente.” finalizou a Secretária.
Veja vídeo do vereador Roninho Passos (DC), no momento em que ele diz que a secretária é uma das que mais vai a Câmara prestar esclarecimentos, e que segundo o parlamentar isso prova que a pasta da educação não vai bem, e finaliza dizendo que o tempo da secretária na pasta “já deu”. Veja vídeo abaixo: