Está em curso a mobilização para a segunda fase do projeto de consultoria para desenvolvimento de negócios nas vilas de Regência e Povoação, em Linhares. Ao todo, serão atendidos até 60 empreendimentos locais. A previsão é de que os atendimentos sejam iniciados a partir da primeira semana de fevereiro.
Voltada aos micros e pequenos negócios formais e informais dos setores de comércio, serviço e produtivo diretamente impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), na comunidade de Regência e Povoação, a ação visa auxiliar a retomada da sustentabilidade das empresas por meio da reestruturação do modelo de negócio, planejamento e orientação para vendas, atendimento ao mercado, marketing digital e organização financeira.
A iniciativa é promovida pelo Programa de Recuperação de Micro e Pequenos Negócios da Fundação Renova, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio de atendimentos de consultorias individualizadas presenciais e com orientações personalizadas, complementadas por conteúdo remoto, para favorecer a interação entre os negócios da comunidade e a retomada do desenvolvimento regional.
A consultoria tem duração estimada de 5 meses e os empreendimentos poderão ainda ser beneficiados com insumos/equipamentos necessários para estruturação do negócio.
“Estamos trabalhando para a retomada dos negócios impactados na região e é importante que o comerciante conheça e participe da consultoria para retomar ou melhorar seu atendimento e se tornar mais competitivo no mercado. Assim, poderá contribuir também para o fomento à economia local”, destaca Kadio Serge Aristide, analista do Programas Socioeconômicos.
Etapas
Após o mapeamento dos negócios da região, os consultores do IEL realizam visitas aos empreendimentos para apresentarem o projeto. A adesão à iniciativa é formalizada com o preenchimento e a assinatura do termo pelo responsável do negócio. Depois, é realizado um diagnóstico das principais necessidades de gestão e organização da empresa participante e os resultados a serem recuperados para potencializar o negócio.
Em seguida, a consultoria ofertará capacitações remotas e presenciais em gestão, planejamento, vendas, atendimento, marketing digital e organização financeira.
Ao todo, serão disponibilizadas 16 horas de videoaulas e 44 horas individuais de consultoria por empresa.
Durante o desenvolvimento do projeto, haverá o acompanhamento contínuo dos negócios com os empreendedores. Ao final, será realizada uma avaliação de impacto para verificar os resultados alcançados.
Primeira fase
A primeira fase de consultoria, iniciada em julho de 2021, contemplou 80 negócios, sendo 60 em Regência e 20 em Povoação.
Devido aos transtornos causados pela pandemia do coronavírus e pelas chuvas, houve um atraso no cronograma de conclusão do processo. A previsão é de que os atendimentos sejam concluídos até fevereiro.
Para esclarecer dúvidas sobre o projeto, o empreendedor pode entrar em contato com Kadio Aristide pelo e-mail [email protected] ou telefone (31) 99761-2785.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.