Na tarde desta quarta-feira (29/12), durante uma operação com a participação da Polícia Civil de João Neiva, foi apreendida grande quantidade de drogas, dinheiro, um suspeito de praticar o tráfico foi preso e um segundo elemento conseguiu fugir.
A ação policial se deu durante o cumprimento de mandados de buscas e apreensão. O primeiro alvo foi na Avenida Hélio Guasti, que fica no bairro Caboclo Bernardo, em João Neiva. Durante as buscas, foi encontrado um aparelho celular de propriedade de Vanderlan da Cruz Barbosa, conhecido como “Vanzinho”, ainda no mesmo endereço foram encontradas duas malas de viagem, de cor preta, que conforme levantamentos feitos pela polícia, essas malas seriam utilizadas para transportar drogas e outros objetos utilizados para o tráfico de drogas, como uma balança de precisão (pequena) de cor amarela.
No segundo local, localizado numa estrada de terra que fica às margens da linha férrea no bairro Piraqueaçú, ainda na cidade de João Neiva, os policiais visualizaram um automóvel Corsa Wind de placa MSC-2G10, de cor verde, estacionado em frente a uma porteira de entrada da residência, o qual é de propriedade de “vanzinho”, para ter acesso ao local, os policiais pularam a porteira, onde viram na varanda da casa os suspeitos Vanderlan da Cruz Barbosa, vulgo “vanzinho”, e seu irmão Emanoel Mota de Souza, vulgo “Neneu”, sendo que “Vanzinho” estava de posse de uma arma de fogo e ao perceber a presença dos policiais começou a correr em direção a uma região de mata e atirar contra à equipe, o que foi revidado pela equipe policial. Enquanto efetuava os disparos, “vanzinho” correu em uma direção e seu irmão “Neneu” correu em outra, se separando, o que dificultou a tentativa de prisão dos dois.
Após a troca de tiros, onde não houve feridos, a guarnição seguiu para o interior da residência, onde em um dos quartos e embaixo da cama foram localizadas diversas sacolas, que ao serem abertas continham a quantidade de doze tabletes de maconha, pesando aproximadamente 8.134 kg, a quantia de R$ 1.326 (um mil, trezentos e vinte e seis), vários papelotes de cocaína, uma pedra grande de crack, pesando aproximadamente 513g, quarenta e nove pinos de cocaína e dez buchas de maconha, e ainda uma balança de precisão.
Os agentes de segurança continuaram as buscas pelos suspeitos e receberam informação de que “Neneu” já estava escondido na residência da sua tia, a guanição foi até ao local indicado e localizaram e prenderam Emanoel Mota de Souza, vulgo “Neneu”.
Durante conversa com os policiais o suspeito confessou que estava na residência em Piraqueaçú juntamente com seu irmão “Vanzinho” e empreendeu fuga. Questionado onde estava escondido Vanderlan e aonde estava escondida a arma de fogo, que foram feitos os disparos contra os policiais, ele afirmou que não sabia, pois, os dois correram em direção opostas e não mais se encontraram.
De acordo informações da Polícia as investigações apontam que “Neneu” é responsável pela guarda e também venda dos entorpecentes, trabalhando a mando de seu irmão “Vanzinho”, ainda segundo a Polícia o automóvel Corsa Wind é utilizado por “Vanzinho” para realizar o transporte e distribuição dos entorpecentes. A polícia ainda acrescentou que o veículo já foi visto por várias vezes em diversos locais suspeitos de ser boca de fumo. O carro foi apreendido no local pelo delegado, Leandro Sperandio e foi transportado até a delegacia de João Neiva.