A cidade é do futuro, mas a saúde é coisa do passado. Na tarde do dia 3 de fevereiro de 2020 o Secretário de Saúde de Linhares, Saulo Meirelles, fez questão de ir pessoalmente até a Unidade de Saúde de Bebedouro, para entregar uma ambulância zero km para a comunidade. Na ocasião o secretário deixou claro que a ambulância era para uso exclusivo daquela Unidade de Saúde. Veja Vídeo:
Vale ressaltar que a ambulância entregue à comunidade em fevereiro de 2020 foi feita um dia após o Norte Notícia fazer uma matéria, a respeito de um pneu que se desprendeu da ambulância. Veja Matéria clicando no link abaixo:
Moradores da localidade já haviam procurado nossa reportagem e fizeram denúncias de que a referida ambulância só ficou na Unidade de saúde naquela semana, e parece que eles tinham razão. É que na manhã desta segunda-feira, 1 de novembro de 2021, pouco mais de um ano após a entrega da ambulância nova, a moradora Luziane Nascimento Correia, postou em suas redes sociais fazendo um desabafo em relação ao seu transporte para fazer hemodiálise. Ela postou o seguinte: “É revoltante, mais uma vez uma ambulância sucateada para levar a gente para hemodiálise, olha a situação da porta”. Desabafou Luziane.
Veja vídeo:
O Norte Notícia entrou em contato com a moradora, que enviou o vídeo para nossa redação e acrescentou que não é a primeira vez que isso ocorre. Ainda segundo a própria paciente outra pessoa que morada do bairro vai deitada na maca e durante todo o trajeto a tensão e o cuidado são redobrados pelo risco de a porta abrir e todos caírem. “Já vamos fazer hemodiálise, somos transportados sem dignidade, já chegamos para fazer o tratamento, que não é fácil, com nosso psicológico mais que abalado.” Lamenta a moradora. Veja vídeo da Ambulância
Nossa reportagem procurou o setor de comunicação da Prefeitura para saber o seguinte: gostaríamos do posicionamento da Prefeitura em relação às denúncias de pacientes, que residem em Bebedouro e necessitam da utilização dos serviços de ambulância. De acordo com eles, as ambulâncias estão sucateadas, inclusive com portas que não fecham e colocam em risco suas vidas. O que a Prefeitura tem a dizer sobre isso? O que aconteceu com a ambulância nova entregue a comunidade ano passado?
A prefeitura respondeu somente o seguinte:
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que houve quebra na tranca da ambulância e, imediatamente, foi levada para manutenção.
A Secretaria reforça que, outra ambulância já foi disponibilizada para atender a comunidade.
A pasta informa ainda que está em processo de aquisição de novas ambulâncias”.
O município não respondeu o que aconteceu com a ambulância entregue ano passado para a comunidade, com a promessa de ser usou exclusivo para Bebedouro. O Norte Notícia teve a informação de que a ambulância de número 107, entregue para ser usada na Unidade de Saúde de Bebedouro, está sendo utilizada na Central de Ambulâncias do Município.
Reclama de barriga cheia