Em sessão de julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Espirito Santo (TRE-ES), na tarde desta quinta-feira (28/10), o órgão manteve a decisão pela cassação de Valdir Rodrigues Maciel (Podemos), agora já considerado ex-vereador da cidade de Linhares. O julgamento dos embargos de declaração, referente ao processo do vereador foi retomado nesta tarde, após um pedido de vista que durou 10 dias.
Na sessão de hoje, O Dr. Renan Sales, que havia pedido vistas ao processo, votou acompanhado a relatora do processo, Dra. Heloísa Cariello, assim como o Dr Lauro Martins.
Valdir Maciel teve o mandato cassado, suspeito de ter comprado votos por R$ 80,00 (Oitenta Reais), nas eleições municipais de 2020.
A informação do TER-ES é que a decisão pela cassação é imediata, Valdir Maciel ainda pode recorrer ao TSE Tribunal Superior Eleitoral, porém fora do cargo de Vereador.
A expectativa é que o Cartório Eleitoral de Linhares seja comunicado do fato já na semana que vem, e que o suplente, o ex-jogador de futebol, Jonathan Maravilha, também do Podemos, que obteve 981 votos, possa assumir a vaga.
Valdir Maciel foi o terceiro mais votado nas eleições de 2020, com 1529 votos. O espaço está aberto para o posicionamento da defesa de Valdir Maciel, através do número de telefone e WhatsApp: 27-99527-2726.