A partir do próximo dia 1º de outubro, estarão abertas as inscrições para mais um processo seletivo do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). As vagas são para cargos de níveis Superior e Técnico, com salários de R$ 4.599,13 e R$ 2.362,16, respectivamente, além do auxílio alimentação de R$ 300,00. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis em https://selecao.es.gov.br. As inscrições poderão ser feitas até as 18h do dia 11 de outubro.
A carga horária é de 40 horas semanais. O processo seletivo de contratação temporária é para os cargos de analista de suporte socioeducativo – funções: administrador, contador e economista; assistente social socioeducativo; assistente jurídico socioeducativo; nutricionista socioeducativo; pedagogo socioeducativo; psicólogo socioeducativo e técnico socioeducativo – função: técnico de edificações.
Para os cargos de analista de suporte socioeducativo: administrador, contador e economista; nutricionista socioeducativo e técnico socioeducativo as vagas são somente para a Grande Vitória. Para os demais, existem vagas também para a Regional Norte e Sul.
Etapas do processo
O Processo Seletivo é composto das seguintes etapas: inscrição, comprovação das informações declaradas, investigação social e sindicância de vida pregressa do candidato e formalização de contrato. A seleção é classificatória e eliminatória.
Entre os critérios exigidos, o candidato também deverá comprovar a qualificação profissional, por meio de certificados expedidos por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação, conforme legislação vigente.
O Edital de Processo Seletivo Simplificado/Iases N° 02/2021 terá validade de 12 meses podendo ser prorrogado por igual período.
Atribuições
ANALISTA DE SUPORTE SOCIOEDUCATIVO: ADMINISTRADOR, CONTADOR E ECONOMISTA: planejar, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas à sua área de formação; elaborar estudos, relatórios e pesquisas na área de atuação; elaborar análises técnicas; pesquisar dados e proceder a estudos comparativos, bem como manter banco de dados específicos, relativos ao setor de trabalho; analisar, coordenar, executar e avaliar atividades que visem ao suporte ao desenvolvimento de ações socioeducativas e executar outras atividades correlatas.
ASSISTENTE SOCIAL SOCIOEDUCATIVO: realizar acolhimento e avaliação inicial do socioeducando e da família; realizar estudos de casos, visita domiciliar, atividades individuais e de grupo com os socioeducandos e familiares, visita assistida, levantamento de dados e estudo socioeconômico da família do socioeducando; elaborar estudos, análises, relatórios, pareceres técnicos, pesquisas, notas técnicas e publicações na sua área de formação/atuação; desenvolver métodos e técnicas de atendimento ao socioeducando e sua família; Implementar instrumentos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação com foco em resultados; acompanhar visitas assistidas envolvendo familiares e/ou referências pessoais dos socioeducandos; promover atividades de integração familiar, comunitária e a inclusão social, articular com o sistema de garantias e direitos com a rede Governo do Estado do Espírito Santo – Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES), socioassistencial para a promoção da inclusão social do socioeducando em cumprimento de medida socioeducativa, do egresso e de suas famílias e executar outras atividades correlatas.
ASSISTENTE JURÍDICO SOCIOEDUCATIVO: participar da elaboração e execução do projeto pedagógico institucional, dos programas de atendimentos socioeducativo, do planejamento estratégico institucional, da construção; colaborar na articulação com o sistema de garantias de direitos e com organizações públicas e/ou privadas a fim de estimular e desenvolver parcerias; desenvolver e implementar instrumentos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação com foco em resultados; atuar no planejamento, execução, monitoramento e avaliação de planos, programas e projetos institucionais desenvolvidos no âmbito da sua área de atuação; Sistematizar as informações de modo a subsidiar as atividades desenvolvidas; desenvolver estudos técnicos, planos, programas, projetos e ações que objetivem o cumprimento das medidas socioeducativas, em conformidade com a regulação do SINASE e do Estatuto da Criança e do Adolescente; Participar de comissões, fóruns, conselhos, grupos de estudos correlacionados no âmbito da Infância e Adolescência e áreas afins e executar outras atividades correlatas.
NUTRICIONISTA SOCIOEDUCATIVO: requisitar e controlar os suprimentos de gêneros alimentícios; Planejar as necessidades totais de gêneros alimentícios a serem licitados por um período determinado; controlar o abastecimento dos gêneros entregues as unidades; supervisionar as unidades nas atividades de nutrição, propondo medidas para atendimento eficaz do serviço; apresentar à Direção relatórios das visitas realizadas às unidades; propor parcerias e/convênios com entidades da sociedade civil, órgãos e instituições públicas; coordenar e desempenhar trabalhos de caráter técnico, na sua área; acompanhar a execução e opinar nos processos de reeducação alimentar, combate à desnutrição e obesidade; buscar a atualização constante, visando a uma prática mais competente, no estudo dos casos dos socioeducandos; orientar as Unidades quanto à forma de se estruturarem na organização do Serviço de Nutrição e executar outras atividades correlatas.
PEDAGOGO SOCIOEDUCATIVO: atuar na elaboração e execução dos programas de atendimento das unidades e do planejamento estratégico institucional; atuar na orientação educativa e profissional do socioeducando, no planejamento, execução, monitoramento e avaliação de planos, programas e projetos institucionais; trabalhar com planejamento, organização e implementação de rotinas pedagógicas da unidade ou programa pedagógico; desenvolver e implementar instrumentos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação com foco em resultados; elaborar pareceres pedagógicos a fim de subsidiar relatório avaliativo do socioeducando a ser encaminhado aos órgãos competentes; acompanhar os socioeducandos na rede escolar; promover a intersetorialidade das ações institucionais e das políticas públicas para o atendimento ao socioeducando, sua família e a inclusão social, no que tange às ações educacionais e aquelas direcionadas à profissionalização e executar outras atividades correlatas.
PSICÓLOGO SOCIOEDUCATIVO: realizar acolhimento e avaliação inicial do socioeducando e da família, estudos de casos, investigação diagnóstica sobre o desenvolvimento intelectual, emocional, psicossocial, interesses e aptidões dos socioeducandos, avaliação e diagnóstico psicológico no âmbito social, intervenção psicoterapêutica, atendimento individual e grupal ao socioeducando e sua família; acompanhar visitas assistidas e realizar visitas domiciliares e institucionais, quando necessário e pertinente à ampla compreensão e encaminhamento do caso; Planejar e organizar intervenções psicológicas utilizando-se de técnicas baseadas em referencial técnico-científico regulamentado e reconhecido pela profissão; participar na compreensão dos processos intra e interpessoais do socioeducando, pautados na subjetividade, singularidade e individualidade do socioeducando; promover atividades de integração familiar e comunitária; promover a intersetorialidade das ações para o atendimento do socioeducando e sua família; subsidiar o socioeducando no processo de inclusão social, familiar e comunitária e executar outras atividades correlatas.
TÉCNICO SOCIOEDUCATIVO (Função: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES): colaborar na execução de projeto de construção, reformas e adaptações, acabamento da estrutura, instalações elétricas, hidrosanitárias e especiais; executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática específicos; elaborar planilha de quantidade e composição de custos diretos e indiretos para orçamento de obra ou reforma; Analisar e adequar custos; organizar e manter arquivo técnico; inspecionar a qualidade dos materiais, serviços e tomar providências quanto à conservação, necessidade de reparo, guarda dos equipamentos e materiais disponíveis na obra; identificar problemas e sugerir soluções alternativas; auxiliar nas atividades de planejamento, execução, fiscalização e medição da obra; coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigar riscos e causas de acidentes; analisar política de prevenção; inspecionar locais, instalações, determinar fatores de riscos e de acidentes; propor normas e dispositivos de segurança e executar outras atividades correlatas.