Um agente socioeducativo de 27 anos foi preso durante uma operação da Polícia Civil nesta quarta-feira (01/09), em Linhares, suspeito de comprar armas de forma legal e vender para criminosos.
O preso trabalha no Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), que recebe menores infratores. O nome do agente não foi divulgado.
A nova etapa da Operação Estado Presente, realizada nesta quarta, prendeu outras sete pessoas na região.
“Ele comprou quatro pistolas. Desconfiávamos que ele estava praticando esse tipo de crime e hoje nós fomos até a casa dele e não encontramos as armas que ele havia comprado. Agora ele vai ter que nos dizer o que aconteceu com essas armas”, disse o delegado Fabrício Lucindo.
Segundo as investigações, existem outros casos de pessoas com o nome limpo que compram armas para criminosos.
“Essas pessoas compram as armas e lançam no mercado negro. Eles compram as armas legais e vendes essas armas, que passam a ser armas ilegais. Essas armas têm abastecido a criminalidade tanto de Linhares quanto de Vitória”, explicou o delegado.
O Iases informou em nota que ainda não foi informado oficialmente sobre a prisão. Assim que isso acontecer, segundo a nota, será instaurado um procedimento administrativo pela corregedoria do instituto para averiguar a conduta do agente.