Na segunda-feira (12/07), a Prefeitura de Linhares divulgou em seu site oficial, e enviou por e-mail release à impressa, comunicando que na tarde daquele dia haveria vacina disponível no interior do município para pessoas com idade acima de 30 anos. Veja release enviada:
“Linhares inicia vacinação na população acima de 30 anos no interior do Município
Na sede, a vacinação para a população acima de 32 anos foi suspensa até a chegada de novas doses; aplicação da segunda dose continua normalmente nas unidades da sede e interior
Nesta segunda-feira (12), a partir das 13 horas, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, inicia a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 na população acima de 30 anos apenas nas salas de vacinação do interior do Município. A estratégia foi adotada em decorrência das doses disponíveis, suficientes para essa parcela da população que reside no interior.
Já na sede do Município, todas as doses recebidas para a vacinação contra a Covid-19 destinadas ao público geral acima de 32 anos (1ª dose), foram utilizadas nos mutirões realizados na sexta-feira (9) e sábado (10) e por isso está suspensa a vacinação para este grupo até a chegada de novas doses. Nos mutirões, Linhares vacinou 3.024 pessoas.
Mas, o Município dá continuidade em todas as unidades de saúde à imunização com a segunda dose da vacina Coronavac, e também às pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca no intervalo de 70 dias. As salas de vacinação funcionam das 8 às 16 horas.
O cidadão deve portar o cartão do SUS ou CPF. Não é preciso chegar cedo ao local de vacinação – medida que vale para evitar aglomeração desnecessária.
A ação segue o Plano Nacional de Imunização e respeita a ordem estabelecida pelo Ministério da Saúde.”.
Mas, eis que o WhatsApp do site Norte Notícia, foi acionado por moradores de várias dessas localidades do interior, dizendo que não conseguiram tomar a vacina, pois as unidades de saúde não estavam aplicando.
Nossa reportagem enviou para o setor de comunicação da Prefeitura a seguinte demanda:
“O motivo do contato é para saber se a vacinação contra a Covid-19 foi realizada em todas as Unidades de Saúde do interior de Linhares, como foi divulgado pelo município. Ainda, gostaríamos da informação de quantas doses foram disponibilizadas para cada Unidade de Saúde”.
Através de nota a prefeitura respondeu o seguinte:
“A secretaria municipal de Saúde informa que a vacinação, no interior de Linhares, ocorre nas salas de vacinação das localidades abaixo, para a população em geral acima dos 30 anos.
O distrito de Bebedouro é considerado na estratégia da secretaria municipal de Saúde como sede do Município e segue o esquema vacinal das demais unidades da sede.
As salas de vacinação do interior que aplicam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 são as seguintes:
– UBS Rio Quartel
– UBS Baixo Quartel
– UBS Perobas
– UBS Regência
– UBS Povoação
– UBS Pontal do Ipiranga
– UBS Farias
– UBS Guaxe
– UBS Bagueira
– UBS Humaitá
– UBS Japira
– UBS São Rafael
Foram disponibilizadas no total, 1.000 doses”.
Nossa reportagem também entrou em contato com todas as unidades de saúde que a prefeitura informou na nota que estariam vacinando, mas conseguimos contato telefônico apenas com duas dessas unidades. A unidade do Farias, onde um funcionário que atendeu a nossa ligação, e pediu para não ser identificado, confirmou que na segunda-feira (12/07) não houve vacinação, pois segundo ele, a única funcionária que aplica vacina estava de atestado médico. A segunda unidade que atendeu a nossa ligação, fica localizada em Regência, e a informação que que obtivemos era que para aplicação de vacinas, a unidade só funciona pela parte da manhã. Quando questionamos que a prefeitura havia anunciado a vacinação para a tarde daquele dia, a resposta passada pelo atendente era que a prefeitura de Linhares tem conhecimento que naquele horário não são aplicadas vacinas naquela unidade.
Outra reclamação das unidades de saúde que conversaram com a nossa reportagem, é em relação ao número de doses. De acordo com os funcionários, o número de doses sempre é bem abaixo das que são enviadas para a faixa etária anunciada. Nesta de segunda-feira, por exemplo, a prefeitura confirmou mil doses para 12 unidades, o que dá uma média de somente 95 doses por unidade de saúde.