Contrariando estudos de especialistas e autoridades sanitárias, o município de Linhares anunciou que não irá acatar as decisões tomadas pelo governo do Estado juntamente com o Ministério Publico Estadual, e não retornará às atividades escolares presenciais nesta segunda-feira (09/05), mesmo que de forma cautelosa.
Em uma nota divulgada nesse sábado (08/05) a Prefeitura disse que ainda vai fazer um estudo de viabilidade, porém, sem divulgar data, para decidir a volta ou não a ter aulas presenciais. Vale o registro que, desde o mês de março, o fechamento das escolas foi determinado pelo estado, defendido pelo Ministério Público e seguido por Linhares. Desta vez, Governo Estadual, MP e a cidade do Norte não comungam do mesmo entendimento.
Essa decisão tomada pela atual gestão desmerece estudo da Secretaria Estadual de Saúde e do próprio Ministério Publico. Em março, o Ministério Público se mostrou favorável ao fechamento. Agora, de acordo com os indicativos de baixa no número de internações por Covid-19, e nas taxas de transmissão, o mesmo MP se posiciona pela volta das aulas presenciais, com 50% dos alunos.
Quem tem definido ações para serem colocadas em prática no combate a pandemia no estado é o poder executivo estadual, que ainda não se pronunciou sobre o assunto. É bom observar que a volta às aulas é até para os municípios em Risco Alto, o município de Linhares a partir desta segunda-feira (10/04), estará na classificação de Risco Moderado.
Alguns comerciantes do município ao tomar conhecimento da nota da Prefeitura, pelas redes sociais, fizeram o seguinte questionamento: Será qual o motivo que o prefeito não peitou o Estado e o MP para reabrir o comércio e agora peita para não abrir as escolas nesta segunda-feira?
Em nota a prefeitura diz que as aulas no município não irão retornar esta semana e que haverá uma reunião, somente amanhã (09), para avaliar o cenário da pandemia na cidade.
“De acordo com a pasta, na segunda-feira (10) a equipe de gestão da Seme estará reunida com o Comitê de Enfrentamento a Doença, o Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e com as equipes da secretaria municipal de Saúde para avaliar todos cenários da pandemia no Município, e a partir daí, tomar qualquer decisão do retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. A Seme reforça que, o retorno às aulas presenciais não ocorrerá nesta semana do dia 10, e quando ocorrer será amplamente divulgada nos veículos oficiais de comunicação da Prefeitura”.