A partir desta quarta-feira (05/05) a Prefeitura de João Neiva, iniciará a imunização com aplicação da 1ª dose contra a Covid-19 no grupo de pessoas de 18 a 59 anos que possuem comorbidades, ou seja, que possuem doenças pré-existentes. A vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde, de 7 às 16h30. A ação tem a frente à Secretaria de Saúde (Semsa) do município com orientação do Estado do Espírito Santo.
Segundo a Resolução CIB nº 048/2021, como comprovação para a imunização a pessoa deverá apresentar um dos seguintes documentos: laudo médico, declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento, além do documento de identificação com foto. O cidadão deverá levar duas cópias do documento comprobatório, uma vez que os serviços de vacinação deverão reter o documento.
Quanto à data do documento comprobatório, para condições permanentes deverá ser de 2018 em diante, ou seja, dos últimos três anos. Para condições adquiridas e transitórias o documento deve ter sido emitido nos últimos 90 dias.
As comorbidades que fazem parte desse grupo neste momento são:
A aplicação das doses contra o novo coronavírus será dividida em duas fases. Segue abaixo cronograma para a imunização contra a Covid-19, de acordo com a idade e com a respectiva comorbidade. A prioridade é a “Fase I”, seguida da “Fase II”:
Fase I
- a) Faixa etária entre 18 e 59 anos de idade:
– Pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental);
– Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);
– Pessoas com fibrose cística;
– Gestantes e puérperas com comorbidades pré-determinadas no Plano Nacional (PNO);
– Pessoas com obesidade mórbida (índice de massa corpórea – IMC ≥40).
- b) Faixa etária entre 55 e 59 anos de idade:
– Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Fase II
- a) Faixas de idade de 50 a 59 anos; 40 a 49 anos; 30 a 39 anos; e 18 a 29 anos (a vacinação será em ordem decrescente):
– Pessoas com comorbidades pré-determinadas no PNO;
– Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes;
– Restante das pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não foram contempladas na fase I.
De acordo com o enfermeiro Lindomar Soprani, que trabalha no Centro de Referência para Covid-19 de João Neiva, mesmo com a aplicação das doses ainda são necessários os cuidados relativos à prevenção da doença. “As pessoas devem continuar se prevenindo com o uso da máscara, mantendo o isolamento e o distanciamento social e higienizando as mãos. Os cuidados devem ser mantidos até a aplicação das doses contra o novo coronavírus em todos”.
Ele completa informando que mesmo recebendo os imunizantes a pessoa ainda pode contrair o vírus e repassar para quem ainda não recebeu a vacinação. “Até o momento as informações que temos é que os sintomas nessas pessoas que receberam a dose contra a Covid-19 possuem menos chances de ter sintomas graves, pois terão menos complicação viral, porém, quem ainda não se imunizou pode contrair o vírus e ter sintomas agressivos. Por isso, a necessidade de aplicar a vacina em todos antes que a vida volte ao normal”.