Após o registro de longas filas em casas lotéricas do Espírito Santo nesta quarta-feira (07/04), quando foi autorizada a reabertura, o governo do Estado editou o decreto e passou a considerar os estabelecimentos como prestadores de serviços essenciais. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (08/04) e já está em vigor.
Com a mudança, as lotéricas terão seu funcionamento ampliado, podendo ficar abertas, nas cidades capixabas classificadas no risco extremo para o novo coronavírus, de segunda a sábado até as 20 horas. Anteriormente, elas estavam autorizadas a funcionar de quarta a sexta-feira, das 10 às 18 horas, assim como outros estabelecimentos considerados não essenciais.
Outra mudança no decreto é a permissão da realização de jogos profissionais de campeonatos de futebol. Antes, apenas os treinos estavam liberados. O documento ainda destaca que as partidas devem ser fechadas ao público e os protocolos de testagem dos atletas e medidas de sanitárias devem ser observadas.
Reabertura
Após ficarem fechados por 20 dias, devido à quarentena decretada pelo governo estadual e pelas regras de funcionamento estabelecidas para as cidades classificadas no risco extremo, shoppings, lojas do comércio de rua, restaurantes e salões de beleza, além das lotéricas, puderam reabrir suas portas nesta quarta-feira.
No primeiro dia de funcionamento desses estabelecimentos desde o dia 18 de março, quando começou a valer a quarentena no Espírito Santo, longas filas puderam ser vistas nas imediações de muitas casas lotéricas, em diversos pontos da Grande Vitória. Com a ampliação do funcionamento, a expectativa é de que haja menos aglomerações nesses espaços.
Mapa de Risco
As medidas que permitiram a reabertura dos estabelecimentos considerados não essenciais no Espírito Santo foram apresentadas pelo governador Renato Casagrande, juntamente com o novo mapa de risco, na última semana. Elas alcançam toda a Grande Vitória e cidades de grande porte populacional, como Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Um novo mapa deve ser divulgado na sexta-feira (09), mas as regras são válidas, pelo menos, até a próxima semana.
Os shoppings continuam podendo funcionar três vezes na semana, sendo às quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 20 horas. Já o comércio de rua, centros comerciais e galerias funcionarão nos mesmos dias, das 10h às 18h para atendimento presencial.
Restaurantes e lanchonetes podem funcionar com atendimento ao público de quarta à sexta-feira até às 16 horas. Após esse horário, somente delivery. Não está liberado que o cliente vá até o local para retirar o pedido, como drive-thru ou take away. Bares e academias vão continuar fechados. Já nas agências bancárias, o funcionamento segue apenas para saque de benefícios assistenciais.
As atividades essenciais, como supermercados, padarias e hortifrutis, farmácias, serviços de assistência à saúde e, agora, as casas lotéricas podem funcionar até as 20 horas em dias de semana. No entanto ficarão fechados aos domingos e feriados.
Com informações de Folha Vitória
O nome disso são de medidas equivocadas do governos do estado e prefeitos aonde quem sofre é a população pobre que não tem contas em bancos e acesso aos meios de comunicações tendo que sofre horas nas filas para cumprir com seus compromissos financeiros, agora reconhece o erro praticado através de medida de decretos que o STF deu direitos aos governadores e prefeitos.