A segunda-feira (29/03) foi marcada por graves denúncias à impressa, a respeito do grande número de mortes em decorrência da covid-19, no último final de semana, no município de Linhares. Para se ter uma ideia, de sexta-feira (26/03) até ao meio dia da segunda-feira (29/03), foram treze óbitos, sendo 11 desses óbitos registrados no HGL.
Além das mortes, os familiares, amigos, profissionais da saúde e o setor funerário tiveram que presenciar uma triste cena, que poderia ter sido evitada pelo poder público municipal. Vários corpos no único necrotério que existe no HGL.
Para se ter ideia, um proprietário de uma funerária que fica em Vila Valério, em entrevista ao site Eu vi em Linhares, disse o seguinte: “E a situação que vi hoje (segunda-feira dia 29 de março), nunca vi antes nestes 14 anos que sou dono de funerária. Não consegui entrar com a urna (caixão) nem se a colocasse em pé”.
Mesmo constrangido pela situação que viu, o proprietário da funerária, Divaldo Boone, falou o que faz para resolver o problema dos corpos de vítimas da coivd-19, juntos com corpos de vítimas de outras causas. Veja:
“Precisam providenciar, e com urgência, um espaço para os corpos de pacientes com Covid, e outro para os que não morreram de Covid. Quando agentes funerários buscam corpos de pessoas que não morreram de Covid, usam proteção que usavam antes da pandemia. O que aconteceu hoje de manhã no HGL, repito, nunca vi. E se estão aumentando as mortes, o município precisa aumentar o espaço e separar os pacientes. Finalizou Divaldo”.
Horas depois na sessão realizada no Plenário da Câmara de Vereadores de Linhares, nessa segunda-feira (29/03), o secretario de Saúde de Linhares, Saulo Meirelles, participou da sessão de forma virtual. De posse das informações sobre a denúncia de que, corpos de vítimas da Covid-19, estariam juntos no mesmo espaço com mortos por outras causas, o vereador Roninho (DC), preocupado com a situação, questionou o secretario, sobre a denúncia. Veja vídeo:
O secretário, diante da pergunta acabou negando o fato. Veja vídeo:
Trabalhadores do setor funerário, reforçaram a denúncia. Diante da triste realidade do vírus, os linharenses ainda estão tendo que ver essa grave denuncia que é negada pelo secretário de saúde do município.
Vandeilson Moraes, que trabalha no setor funerário do Município de São Mateus confirma a situação dos corpos no Hospital Geral de Linhares. Veja vídeo:
Nossa reportagem procurou a informação com a Prefeitura de Linhares, a respeito de quantos necrotérios existem no Hospital Geral de Linhares (HGL), mas infelizmente a Prefeitura não quis responder.
Buscamos informações com funcionários do HGL, que temendo represálias não quiseram ser identificados, mas informaram para nossa reportagem é que no Hospital existe apenas um necrotério.
Fica aqui um questionamento, mas que também é uma sugestão:
Qual o motivo que o município, depois de um ano de pandemia, ainda não providenciou um espaço para as vítimas fatais da coivd-19? Já que o município recebeu verbas, tanto do Governo Federal, quanto do Governo Estadual para o combate a pandemia.