Virou novela o caso do vereador Valdir Maciel, que foi condenado em Primeira Instância, pela Justiça Eleitoral da cidade, por suposta compra de votos. Na sessão ordinária dessa segunda-feira (22/02), foi apresentada uma denuncia feita pelo ativista político Jonas Soprani, que pedia a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, mas a maioria dos vereadores rejeitou o pedido seguindo o parecer da Procuradoria da Câmara que questionou o meio em que a denúncia chegou a casa. O entendimento é que o pedido foi apresentado por um cidadão, porém, deveria ter sido feito pela mesa diretora, ou de qualquer partido político com representação na casa.
Na manhã desta quinta-feira, 25 de fevereiro, o Partido PODEMOS, que é do vereador denunciado, protocolou na Câmara de vereadores de Linhares, o pedido de instauração da Comissão processante e também o afastamento do parlamentar, durante as investigações.
É um novo capítulo de uma verdadeira novela que deverá ser exibido nesta segunda-feira, primeiro de março, quando acontece a sessão ordinária no Plenário Joaquim Calmon.
Nas redes sociais já existe uma mobilização, desde a última segunda-feira, quando foi rejeitado o pedido. A movimentação é pra que haja uma grande manifestação a favor da instauração da Comissão na próxima sessão de segunda-feira (01/03).