Mais parece o “Samba do crioulo doido”, como se diz por ai. O município de Linhares está na classificação de “Risco Alto”, por causa dos novos casos de coronavirus, quem tem lotado hospitais e amedrontado a população.
Só que a prefeitura da cidade anda trazendo para si o protagonismo de ações que visam conter este avanço. Às vezes, até que dá para entender. Mas, em outras, essa tarefa fica muito difícil de compreender.
É o caso, por exemplo, do decreto, cujo número é 1150, prevendo uma verdadeira “quarentena” em toda a cidade. Nela, estão previstas barreiras sanitárias e Ações integradas de saúde e segurança. Tudo isso para conter o avanço do vírus.
Mas, por outro lado, está sendo anunciada pelo município, a ampliação de vagas de estacionamento em balneário para atender a demanda de moradores e turistas. Isso não vai atrair mais pessoas para as praias da cidade? Perguntou um de nossos leitores.
De acordo com matéria veiculada pela prefeitura, a quarentena vai durar até enquanto durar o risco alto, apontado pelo governo do estado.
“ A Prefeitura de Linhares decretou um período de quarentena em todo o Município a partir desta quarta-feira (30). A medida é válida até a permanência da cidade no Risco Alto de contágio da Covid-19, segundo classificação do Mapa de Risco do Governo do Estado, e se faz necessária para evitar a disseminação do novo coronavírus.
O conteúdo está disposto no Decreto Municipal 1150/2020. A nova classificação de risco dos municípios capixabas será divulgada no próximo dia 3 de janeiro de 2021. O decreto também prevê uma atuação integrada para conscientização da população entre equipes das secretarias de Saúde, de Posturas e de Segurança Pública, além do reforço em campanhas de comunicação.
“O Município, por meio do Decreto 1150/2020, veio reforçar as regras restritivas impostas pelo Estado, tendo instituído a quarentena como medida de saúde pública a fim de controlar a disseminação da doença neste período de classificação de alto risco, bem como dar publicidade dessas regras e das consequências em caso de descumprimento, inclusive acerca da possibilidade de interdição preventiva das atividades pela autoridade sanitária e lavratura de termo circunstanciado pela autoridade policial”, disse a Procuradora Geral do Município, Nádia Lorenzoni.
“Todas as projeções mostram que precisamos aumentar o isolamento e o distanciamento social para evitar a disseminação ainda mais acelerada da doença. Por isso, hoje iniciamos uma série de medidas, como barreiras sanitárias, fiscalização em estabelecimentos comerciais e blitzes de orientação. Precisamos da determinação de todos enquanto permanecermos no Risco Alto de contágio”, destacou Saulo Rodrigues Meirelles, secretário municipal de Saúde.
Confira o Decreto na íntegra no arquivo em anexo.
Mais e as lagoas tbm q lota poderia fecha tbm assim como estão fazendo com os balnearios
Fechar não resolverá nada, olhe o exemplo da Argentina e Perú, e outra, o povo não está respeitando as normas justamente porque os políticos forçaram a barra na primeira vez, o povo começou a ver realmente o que ocorre, o povo com acesso aos números de óbitos no site do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil em 2019, abriu os olhos, o virus existe (eu já fui infectado), o povo descobriu que o virus matou as outras doenças