Apesar de totalmente atípica, a Black Friday 2020 deve ser uma das melhores na história para as vendas online. Impulsionadas pela pandemia do coronavírus, todas as datas comemorativas registraram aumentos no e-commerce, neste ano, em relação aos anos anteriores. De acordo com pesquisa da Ebit, o Dia dos Namorados registrou aumento de 91%, seguido pelo Dia das Mães (66%) e pela Páscoa (61%). Em novembro, na Black Friday, o movimento se consolidará e marcará de vez a importância da presença digital para os empreendedores.
Para o analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Rafael Botelho, é preciso se preparar não só para a Black Friday, mas também para o pós-venda e a fidelização dos clientes atraídos pela data. “Gerar conteúdos nas redes sociais divulgando os produtos e os serviços que serão ofertados na Black Friday e oferecer margens com descontos verdadeiros vai passar segurança e confiança ao seu público e melhora a experiência de compra do cliente. Depois da Black Friday você estará de posse de um rico cadastro de clientes para ser utilizado, o que significa novos clientes, novos relacionamentos e uma oportunidade de aproximação”.
Botelho destaca que, neste momento, os clientes estão bastante informados e conscientes, já estão analisando os produtos que irão comprar e checando os preços para compará-los na Black Friday. “Pense em produtos que, mesmo com descontos, agreguem valor ao seu negócio e coloquem o produto em evidência durante a campanha. Ofereça descontos especiais para clientes já fidelizados. Irão sair na frente as empresas que realmente mostrarem os benefícios de seus produtos e os reais descontos que os clientes terão acesso. Foque na experiência de compra do cliente. Agilidade e prazos de entrega também contam pontos a seu favor”, acrescenta.
Confira a seguir dez dicas práticas e um bônus para a Black Friday:
Faça um planejamento – o primeiro passo é fazer um planejamento cuidadoso de como será a sua participação na Black Friday. Verifique em quais plataformas de vendas (site, redes sociais, marketplace) a sua empresa vai atuar e prepare uma campanha de divulgação. É importante que o seu cliente saiba, com antecedência, as promoções que a empresa vai oferecer. É fundamental também prever, nesse planejamento, quais produtos e serviços serão ofertados e com quais descontos a empresa vai atuar. O estoque também é outro item que não pode deixar de ser verificado. Além de vender, é fundamental entregar dentro do prazo combinado.
Seja verdadeiro e transparente – faça um portfólio honesto para a Black Friday. Os clientes já estão se preparando para essa data. Muitos já estão pesquisando preços e vão verificar se os produtos realmente estarão com desconto. Por isso, não coloque em risco a imagem do seu negócio oferecendo “Black Fraudes”. Deixe bem claro para o cliente qual o ganho real dele na promoção.
Use todo o mês de novembro – prepare ações comerciais, promoções e publicidade para todo o mês de novembro. Trabalhe com descontos semanais, convidando o consumidor para o grande dia, mas não perca a chance de aumentar as vendas durante os 30 dias.
Busque parcerias – busque outros micro e pequenos negócios para fazer combos e parcerias de serviços com preços atrativos. Dessa forma, dá para manter uma margem de lucro razoável e trazer alto valor agregado ao produto inédito. Um exemplo: se você tem uma hamburgueria, faça parceria com uma cervejaria artesanal ou se é lojista de roupas femininas busque fazer uma colaboração com um salão de beleza.
Invista todos os esforços em comunicação – estar com preços promocionais não adianta se as pessoas não souberem disso. Por isso, planeje com antecedência, invista em todas as plataformas online que você tem à disposição. Site, campanhas em marketplaces, posts diários em todas as redes sociais, sorteios e impulsionamentos também são válidos se você tiver caixa.
Foque nos seus pontos fortes – em lugar de colocar todos os produtos e serviços da empresa em promoção, mas com descontos irrisórios, prefira focar nos seus pontos fortes e oferecer promoções que realmente façam a diferença.
Negocie com seu fornecedor – só pode vender bem, quem compra bem. Por isso, negocie melhores condições com seu fornecedor para esse período. Assim você conseguirá oferecer uma melhor margem de desconto, se diferenciando da concorrência.
Lembre do seu cliente habitual – é mais fácil e barato manter o seu cliente mobilizado, do que buscar novos consumidores no mercado. Nessa Black Friday, entre em contato antecipadamente com os seus clientes e mantenha-os informados das promoções que você vai lançar.
Prepare sua estrutura – é imprescindível que as empresas estejam preparadas para o aumento do volume de internautas navegando em suas plataformas. A experiência da compra precisa ser feita com segurança e sem estresse. Não há nada que irrite mais um cliente do que páginas que não concluem as operações e travam insistentemente, impossibilitando a compra.
Brindes e combos – aproveite a Black Friday para aliviar o estoque de produtos que podem estar acumulados há algum tempo. Você pode oferecer brindes ou combos de produtos, em vendas associadas.
Bônus – Para quem vai trabalhar a data em lojas físicas, a dica é preparar os funcionários para atender um volume maior de clientes sem deixar cair a qualidade, organizar os estoques para atender a demanda durante a semana da Black Friday e o dia especial da campanha. Defina metas de vendas junto a sua equipe analisando histórico das vendas de anos anteriores que realizou a promoção. Não dê somente descontos, traga novidades e experiências para gerar engajamento do seu público. Insira um objetivo social e de sustentabilidade dentro da sua campanha da Black Friday para fortalecer ainda mais a sua marca.
Capacitações
A Loja Sebrae/ES oferece uma série de oportunidades para o empreendedor melhorar a atuação do seu negócio, seja no mundo físico ou virtual. Para o mês de novembro estão disponíveis mais de 43 atividades com 8.040 vagas abertas para 22 palestras, 18 oficinas e 3 cursos, a maioria gratuita.
O Sebrae também lançou uma série de lives sobre planejamento, que será realizada até o final do ano nos canais da instituição no Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube.