Uma grande reviravolta nas pretensões do atual prefeito de Linhares, Guerino Zanon, de disputar o pleito deste ano. Em manifestação na data de hoje, ao juiz eleitoral da 25° zona eleitoral, o MP entendeu que Zanon não está apto a disputar as eleições por causa de uma condenação em segunda instância.
O fato narrado é de um processo relativo a prestação de um convênio celebrado entre a fundação nacional de saúde (FUNASA) e a Prefeitura Municipal de Linhares, que previa a construção do sistema de esgoto sanitário de Pontal do Ipiranga em 2012. A condenação é do Tribunal de Contas e afirma trânsito em julgado, o que tira de Zanon qualquer possibilidade de ocupar cargo público até 2027.
Na manifestação do Ministério Público, a promotoria explica que a rejeição das contas, relativas ao exercício de cargos ou funções públicas, reveste-se de extrema gravidade. Também foi citada a existência de dolo ou má fé, contrários ao interesse público. Pede o MP que, acaso concorra, o candidato não tenha a validação do resultado, ou, votos computados.
O pedido do Ministério Publico é uma ducha de água fria nas pretensões de diversos de diversos candidatos da coligação liderado por Guerino Zanon, que divulgavam fotos com o candidato, mesmo com condenação em segunda instância.
Veja o pedido do RRC (Requerimento de Registro de Candidatura), feito pelo Ministério Publico: