O Governo do Estado está negociando a compra de vacinas contra o novo coronavírus. A informação foi passada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante debate ao vivo pela internet realizado pelo Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (Lagebes) na manhã dessa quinta-feira (24/09).
“Eu estou negociando vacina com a indústria. Eu já assinei termo de confidencialidade porque eu tenho acesso a segredo das pesquisas das vacinas no mundo”, comentou Nésio.
Sem entrar em mais detalhes, o secretário informou ainda que crianças não fazem parte da fase 3 de boa parte das vacinas que estão sendo testadas e, portanto, não seriam imunizadas.
“Estou na linha de frente desse processo e digo: não haverá vacina para crianças. As crianças não fazem parte da fase 3 de testes das vacinas em praticamente todas que estão sendo desenvolvidas”, completou o secretário.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que confirmou a intenção em adquirir vacinas.
“O Espírito Santo não possui atividade estatal de produção e comercialização de produtos farmacêuticos e acompanha junto ao Ministério da Saúde e por meio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde todas as ações para a disponibilização da vacina aos usuários do Sistema Único de Saúde”, diz a nota.
A secretaria ainda comenta que tem participado de alguns encontros e ressaltou o ponto sobre a confidencialidade.
“A Sesa tem participado de alguns encontros e no momento nenhuma proposta de venda foi apresentada ou materializada. Os acordos de confidencialidade, fazem parte de uma rotina da indústria ao apresentarem detalhes de suas pesquisas a potenciais clientes”, completou.
Veja a nota completa da Sesa:
“A Secretaria da Saúde informa que no âmbito das ações para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública decorrente da Covid-19, e diante do dinamismo do cenário, bem como da rápida evolução das pesquisas científicas na perspectiva de uma vacina segura e eficaz contra o vírus, monitora as candidatas à vacina em desenvolvimento.
O Espírito Santo não possui atividade estatal de produção e comercialização de produtos farmacêuticos e acompanha junto ao MS e por meio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde todas as ações para a disponibilização da vacina aos usuários do Sistema Único de Saúde.
Nesta última terça feira (23), durante a Assembleia Geral do CONASS, foram apresentados os avanços das negociações sobre a produção, comercialização e aquisição da vacina para o novo coronavírus, por parte do Ministério da Saúde e dos Estados produtores, e que possuem atividade estatal na comercialização de produtos farmacêuticos, São Paulo, Paraná e Bahia.
Diversos produtores e fornecedores de vacina tem procurado os Estados para apresentar os avanços de suas pesquisas e expectativas de comercialização das vacinas para Covid-19, a Sesa tem participado de alguns encontros e no momento nenhuma proposta de venda foi apresentada ou materializada. Os acordos de confidencialidade, fazem parte de uma rotina da indústria ao apresentarem detalhes de suas pesquisas a potenciais clientes.
Nacionalmente a Sesa tem realizado diversas intervenções com as demais secretarias estaduais de saúde no sentindo de reforçar saídas e soluções de conjunto, que articuladas com o Ministério da Saúde, apontem o caminho mais curto e sustentável para a disponibilidade de vacinas contra o Covid-19 para a população brasileira.”
Fonte – Tribunaonline