Foi apresentada aos cafeicultores da região norte do Espírito Santo, a ‘ES8152 Conquista’, cultivar melhorada de café conilon propagada por semente. A iniciativa foi do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Tudo isso é resultado do Programa de Melhoramento Genético do Incaper, iniciado em 1985, com a colaboração da Embrapa Café.
Por conta da pandemia, a apresentação da cultivar foi feita por meio de um vídeo gravado em Barra de São Francisco, e disponibilizado nas redes sociais do Incaper e da Seag. Na ação, foram distribuídos cerca de 300 quilos de sementes da cultivar Conquista, aos cafeicultores do norte capixaba.
O secretário da Agricultura, Paulo Foletto, em nota disse; “Estamos celebrando a apresentação da variedade conquista propagada por semente em Barra de São Francisco e região. O Espírito Santo produz 20% do café conilon do planeta, nós triplicamos a produtividade, saímos de 17 sacas por hectare para mais de 42 sacas. Tudo isso só foi possível graças ao trabalho de excelência em pesquisa e extensão rural feita pelo Incaper ao longo de todos esses anos. Não tenho dúvidas que o café capixaba vai continuar sendo referência no mundo”.
Para Antônio Carlos Machado, diretor-presidente do Incaper, a apresentação da cultivar Conquista aos agricultores, tem uma importância significativa para a cafeicultura do Espírito Santo. Segundo ele, a intenção é dar mais igualdade para à produção de café em todas as regiões do Estado.
“Nós lançamos a cultivar Conquista no sul do Estado, justamente para fortalecer e valorizar a cafeicultura de conilon daquela região. Mas, a força do café conilon está no norte, que é responsável pela maior parte da nossa produção. Além disso, historicamente, a região norte do Estado é a que mais sofre com o déficit hídrico. Por isso, a importância de apresentar a cultivar Conquista aos agricultores da região: justamente porque essa cultivar atende aos anseios e às necessidades dos cafeicultores que buscam por plantas mais resistentes à seca, mais produtivas e de qualidade”, afirmou Machado.
O lançamento do cultivar Conquista aconteceu em junho de 2019 na Fazenda Experimental do Incaper, em Bananal do Norte, distrito de Pacotuba, município de Cachoeiro de Itapemirim.