As academias vão poder voltar a funcionar nesta segunda-feira (25/05) em todo o Estado. Conforme publicado em uma edição extra do Diário Oficial no sábado (23), os estabelecimentos deverão seguir algumas orientações.
Está proibida “a prática de esportes de contato e/ou esportes que obrigatoriamente demandem compartilhamento de materiais ou equipamentos, tais como lutas, vôlei, basquete e futebol”.
Academias de lutas e esportes coletivos poderão funcionar, mas apenas para realização de atividades sem contato físico e sem compartilhamento de equipamentos.
De acordo com a portaria publicada, “o funcionamento deverá ser realizado exclusivamente com atendimento em horários agendados, garantindo o controle do número máximo de frequentadores”.
Municípios com baixo risco de contaminação
Para municípios com baixo risco de contaminação do coronavírus, atividades aeróbicas como esteira, bicicleta, simuladores de escada, dança, crossfit, natação, hidroginástica e outros devem ter um aparelho e/ou usuário a cada 12 metros quadrados da área do salão, garantindo espaçamento mínimo de quatro metros.
Já atividades não aeróbicas, como musculação, pilates, funcional, alongamento, ioga e outros devem ter um aparelho e/ou usuário a cada 10 metros quadrados da área do local e espaçamento mínimo de três metros.
Essa orientação vale também para atividades não aeróbicas em aulas coletivas.
Municípios com risco moderado ou alto
Nos municípios com risco moderado ou alto, estão permitidas apenas atividades não aeróbicas nas academias, restritas a treinos de baixo impacto e com espaçamento mínimo de quatro metros entre os aparelhos ou usuário.
Confira os limites de lotação determinados pelo Estado:
Estabelecimentos com área menor que 30m² (trinta metros quadrados): máximo de 1 (um) aluno por horário de agendamento;
Estabelecimentos com área igual ou superior a 30m² trinta metros quadrados) e menor que 45m² (quarenta e cinco metros quadrados): máximo de 2 (dois) alunos por horário de agendamento.
Estabelecimentos com área igual ou superior a 45m² (quarenta e cinco metros quadrados) e menor que 60m² (sessenta metros quadrados): máximo de 3 (três) alunos por horário de agendamento;
Estabelecimentos com área igual ou superior a 60m² (sessenta metros quadrados) e menor que 75m² (setenta e cinco metros quadrados): máximo de 4 (quatro) alunos por horário de agendamento;
Estabelecimentos com área igual ou superior a 75m² (setenta e cinco metros quadrados): máximo de 5 (cinco) alunos por horário de agendamento.
Os parâmetros estabelecidos valem também para atividades realizadas em áreas abertas.
Atendimentos
Não será permitido o atendimento de pessoas que se enquadrem nos parâmetros de Grupo de Risco estabelecidos pelo Boletim Epidemiológico Especial 7 – COE Coronavírus do Ministério da Saúde, exceto atendimento domiciliar por profissional autônomo.
Também não será permitido atendimento de pessoas com sintomas de síndromes gripais ou que tiveram contato com pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19.
As academias devem estabelecer um intervalo de no mínimo 15 minutos entre o início e o término dos agendamentos. Acompanhantes não podem entrar.
O espaço kids não poderá funcionar, assim como a comercialização de produtos no interior do estabelecimento.
As medidas de higiene e limpeza nas academias deverão ser reforçadas.
Agora Você pode comentar essa matéria.Veja o espaço comentários logo abaixo.
Fonte – Tribunaonline