A partir de hoje, domingo (24/05), doze municípios do Espírito Santo o comércio deverá funcionar de forma alternada. Além das oito cidades que já haviam adotado o esquema, Marataízes, Alfredo Chaves, Afonso Cláudio e Boa Esperança também deverão tomar medidas mais restritivas.
Isso acontece porque, de acordo com a nova Matriz de Risco do governo, as cidades estão classificadas como risco alto para o contágio do novo coronavírus.
A classificação dos municípios é mutável e atualizada semanalmente. A partir dela, medidas específicas de combate ao coronavírus são adotadas para cada grupo.
Funcionamento alternado do comércio
Na modalidade alternada de funcionamento do comércio não essencial, lojas de produtos de consumo pessoal (vestuário, calçados, cosméticos, perfumarias, acessórios, óticas, artigos esportivos e similares) somente podem funcionar nos dias pares do calendário.
Lojas de produtos de consumo não pessoal, tais como eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de construção, lojas de venda de peças automotivas, lojas de venda de veículos automotores, móveis, colchões, cama, mesa e banho, artigos de festas e decoração, artigos de informática, somente podem funcionar nos dias ímpares do calendário.
Nova Matriz de Risco
O novo cálculo agora leva em consideração também os índices de isolamento social e letalidade da doença, além do percentual da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco.
Serão mantidos como critérios de classificação o Coeficiente de Incidência de casos confirmados nos municípios e a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Através da combinação desses fatores, os municípios serão classificados em risco baixo, moderado, alto ou extremo.
De acordo com o governador, a nova Matriz de Risco prevê agora a classificação de risco extremo caso a taxa de ocupação dos leitos de UTI superem o percentual de 91%.