No inicio da tarde desta terça-feira (22), a nossa reportagem foi acionada no pronto atendimento do Hospital Geral de Linhares onde estava totalmente lotado e as reclamações na demora no atendimento eram muitas.
Nossa reportagem falou com a Dona de Casa, Maria José e ela relatou que chegou ao Hospital às 7 horas da manha e já era Meio dia e dez minutos e ela ainda não havia sido atendida. Ela ainda relatou que esteve no posto de saúde do Bairro Araçá e que a informação obtida no mesmo é de que não tinha medico para atende-la.Veja vídeo…
Mais um paciente reclamou da demora no atendimento do Hospital Geral de Linhares e também da falta de médico no posto de saúde no bairro Aviso, ele falou que chegou ao hospital era 7:30 e era meio dia e dez ainda não tinha sido atendido e acrescentou que esteve no posto de saúde de seu bairro e também não havia medico.Veja vídeo de relato do paciente…
Na noite da ultima segunda-feira (21), na sessão realizada na Câmara de Vereadores de Linhares, o assunto sobre a saúde do município foi bastante debatido e alguns vereadores sentindo a cobrança por parte da população chegaram a pedir o afastamento do secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti.
Até mesmo os parlamentares aliados do prefeito Guerino Zanon, engrossam o coro de críticas ao gestor. E um nome já foi até indicado para a substituição: o da ex-secretária de Saúde do município, Sônia Dalmolim.
para o vereador Tarcísio Silva (PSB), por exemplo, ela teria sido “a melhor secretária de Saúde que Linhares já teve”. Atualmente, Sônia atua como diretora do Hospital Dório Silva, no município de Serra.
As críticas a Valdir Massucatti por parte dos vereadores, não se deve apenas à crise no setor de Saúde, mas, sobretudo, às dificuldades de relacionamento dele com a Câmara Municipal.
“Não tenho nada pessoal contra o secretário de Saúde, mas sinceramente, ele é um péssimo secretário. Nem sei porque o prefeito não tirou ele ainda. O HGL está horrível. Se tiver que trocar o secretário, que se troque”, desabafou o vereador Rogerinho do Gás (PRP) na sessão ordinária desta segunda-feira (21), um dos mais contundentes críticos da gestão da Saúde linharense. Para o vereador Tarcísio Silva, “chegamos ao extremo”.
Ele concorda com o argumento de Rogerinho do Gás, de que falta competência na gestão da Saúde de Linhares.
“O prefeito Guerino Zanon precisa usar sua sabedoria para acertar o HGL. A população não aguenta mais. Um prefeito do nível de Guerino, não pode ser desafiado por um problema tão pequeno”, provocou.
O vereador Enfermeiro Tobias Cometti (PSDC), se queixa pelo fato de não ter acesso ao secretário Valdir Massucatti para manifestar suas opiniões, apesar de ter experiência de 20 anos como servidor da Saúde de Linhares.
“Chega de cobrar, cobrar e não ser atendido. A situação está insustentável”, Até mesmo o líder do prefeito Guerino Zanon na Câmara Municipal, vereador Fabrício Lopes (MDB), concorda que a mudança na gestão da Saúde não pode mais ser protelada.
O site Norte Noticia demandou a assessoria de comunicação da Prefeitura para se posicionar em relação à reclamação na demora no atendimento no HGL e falta de médicos nos postos de saúde, mas até o fechamento da matéria não obtivemos respostas.