Contratos Milionários entre a Prefeitura de Linhares e empresas de estruturas, eventos e sonorização deu o que falar nas redes sociais nos últimos dias em Linhares.
Isso devido a Secretarias de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e a de Assistência Social, juntas terem cinco contratos, que somam um total de R$ 5.382,723,49.
Após a grande repercussão que deu nas redes sociais, o prefeito Guerino Zanon, acabou expondo, dois dos seus fieis escudeiros, que são: os secretários Ivan Salvador, e Amantino Pereira Paiva, que estão à frente das respectivas pastas.
Em nota encaminhada a imprensa, diz que GuerinoZanon, reuniu com a os dois secretários, em seu gabinete e pediu que eles ponderassem acerca da conveniência e oportunidade da realização das contratações diante do cenário de emergência em saúde pública decretado no Município por conta da pandemia do coronavírus. A nota ainda alega que Guerino não tinha conhecimento dos contratos.
O curioso é que recentemente, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) determinou que o ex-secretário, também da Secretaria de Esportes e Lazer do Município de Linhares, na gestão GuerinoZanon, que terminou seu exercício em 2012, faça o ressarcimento no valor de R$ 123 mil, devido a atos antieconômicos praticados.
Em auditoria na Prefeitura Municipal de Linhares, a área técnica da Corte apurou que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer contratou a montagem de 48 camarotes VIP’s com mesas e cadeiras em estilo rústico, balcão para bar, freezer, geladeira, ornamentação com malhas tensionadas em todos os espaços e hall de entradas, conforme no Pregão Presencial 208/12.
Mesmo com a constatação irregular, o ex-secretário ainda é um dos homens de confiança do prefeito e hoje ocupa cargo de confiança na mesma secretaria.
Veja na integra nota da Prefeitura enviada a imprensa:
A Prefeitura de Linhares rescindiu nesta terça-feira (31) os contratos com as empresas Marques Estruturas Ltda. ME e RK Sonorização e Serviços EIRELI, vencedoras dos respectivos procedimentos licitatórios para o fornecimento de sonorizações e estruturas. As contratações foram publicadas no Diário Oficial do Espírito Santo no dia 27 de março de 2020.
De acordo com a Procuradora Geral do Município, Nádia Lorenzoni, assim que teve conhecimento das contratações, o prefeito GuerinoZanon se reuniu com os secretários de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador, e Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, respectivamente, em seu gabinete na sede da Prefeitura.
Na reunião, o prefeito pediuque eles ponderassem acerca da conveniência e oportunidade da realização das contratações diante do cenário de emergência em saúde pública decretado no Município por conta da pandemia do coronavírus. “Ao final da reunião ficou decidido pelo cancelamento das contratações, sendo os distratos formalizados na segunda-feira (30)”, explicou a Procuradora.
O prefeito GuerinoZanon pontuou que todos os eventos públicos nos âmbitos cultural, esportivo e de ações sociais, por exemplo, estão suspensos em decorrência da pandemia do coronavírus, o que não justifica os contratos firmados.
O prefeito reforça que todos os investimentos governamentais têm como prioridade as ações de combate ao coronavírus, e em paralelo a isso ações que sejam capazes de diminuir o sofrimento e as consequências econômicas que a população está vivendo, sendo uma delas, a fome.
Guerino pontua que tão logo soube dos contratos determinou a suspensão dos mesmos. “Neste momento a nossa recomendação às equipes de governo são as ações para proteger a saúde dos linharenses em decorrência do novo coronavírus.Por isso, neste momento, não está autorizado nenhum investimentos em outra direção, que não seja a busca pelo combate ao coronavírus, que, prioritariamente é o que nos pauta neste momento”, finalizou o prefeito.