O início da tarde desta terça-feira (15) foi marcado por uma manifestação por parte de alguns pais que levaram seus filhos para serem atendidos na pediatria do Hospital Geral de Linhares.
Segundo informações de alguns pais eles chegaram à unidade de saúde por volta das seis horas da manhã, e já passava do meio-dia e seus filhos ainda não teriam sido atendidos. Um grupo resolve protestar, sentando em um banco que foi colocando no meio da Rua Capitão José Maria, onde fica a porta de entrada para a pediatria. A Policia Militar esteve no local e contornou a situação e o trânsito voltou ao normal, após ser paralisado por algum instante devido ao protesto.
Nossa reportagem entrou em contato com assessoria de imprensa da Prefeitura e aguarda posicionamento.
Veja nota da Prefeitura
“A direção do Hospital Geral de Linhares informa que o quadro médico atua de forma completa, com três pediatras em pleno atendimento no momento da gravação do vídeo exibido na reportagem, e apesar da demora todos os pacientes recebem atendimento.
Vale ressaltar que, por dia, o HGL atende em média 700 pacientes.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, antes de dirigirem-se ao HGL, que os pais ou responsáveis busquem atendimento na unidade de saúde do bairro.
Linhares possui 33 unidades de saúde entre a sede e o interior do Município que conta com equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem.”
Sem estrutura para trabalhar medico causa quebra-quebra em unidade de saúde
Um fato inusitado aconteceu na manhã desta terça-feira (15), na Unidade de Saúde de Jardim América, em Cariacica. O local está em reforma e um médico, insatisfeito, promoveu um quebra-quebra na unidade.
Um vídeo feito por pacientes registrou o momento em que o médico Auredio Couto estava na recepção da unidade. Muito alterado, ele retirou as gavetas e jogou no chão. Toda a reação do profissional foi acompanhada por pacientes que aguardavam atendimento no local. Segundo pacientes, ele teria feito a mesma coisa no consultório onde atenderia.
Pacientes também contaram que toda a confusão começou por volta das 8 horas desta terça-feira. Por causa da reforma, os consultórios foram improvisados e o medico não teria gostado das condições das instalações. Com isso, ele começou a reclamar com as enfermeiras. Muito nervoso, passou a destruir tudo que via pela frente.
Na hora da confusão, pelo menos 80 pessoas aguardavam atendimento e tiveram que esperar. O operador de máquinas Juscelino Boecher era um dos pacientes e relata o que viu no momento da ação do médico. “Ninguém sabia que se tratava de um médico. O pessoal ficou todo assustado. Quem estava atendendo também
Segundo funcionários, Auredio Couto, que já foi vereador, atua na unidade como clinico geral e Médico do Trabalho. Ele atende há pelo menos 40 anos no local e nunca havia tido comportamento parecido. A direção do posto de saúde não quis comentar o fato.
A Secretaria de Saúde informou que a Unidade de Jardim América passa por reforma para receber um Centro de Reabilitação. Por conta disso, o médico foi orientado a realizar o atendimento em uma sala diferente da que ele costuma usar. O profissional ficou um pouco nervoso e quebrou quatro cadeiras plásticas e duas gavetas do armário. O atendimento foi normalizado ainda na manhã desta terça-feira.