O caos na saúde pública de Linhares parece não ter fim. Com a falta de médicos nos postos de saúde, a atenção primária que deveria ser realizada nos bairros fica comprometida. Os pacientes que procuram médicos nos postos de saúde se seus bairros e não encontram, sem opção de atendimento vão para o HGL.
Na tarde desta quarta-feira (19/02) nossa reportagem recebeu diversas ligações por conta da demora no atendimento e lotação no HGL.
Nossa equipe foi até ao Hospital Geral de Linhares e constatou que de fato o hospital estava cheio e o atendimento estava bastante lento.
Em depoimento pacientes informaram que tinha pessoas esperando desde as oito horas da manhã e já era quase três da tarde e eles ainda não haviam sido atendidos.
Nossa reportagem conversou com dois pacientes, o primeiro foi Carlos Roberto Santos Junior, 27 anos. Ele disse que mora no Bairro Shell, onde tem um posto de saúde, mas na unidade de saúde não tem médico para atendê-lo. Ainda segundo Carlos, no posto só tem medico ginecologista. Nós também falamos com a dona de casa, Juliana Nepumuceno, 32 anos, moradora da Fazenda Três Marias, na região do Chapadão das Palminhas, ela estava acompanhado seu esposo, Welton Santos Ferreira,28 anos, que está com problema na coluna, segundo ela, eles chegaram ao HGL, por volta das 10h: 30 e já era 14h: 30 e ainda não tinha sido atendidos. Juliana disse na Região do Chapadão das Palminhas, onde eles moram não tem Posto de Saúde somente na Japira, mas apesar de ter o Posto de Saúde, o mesmo não tem médicos para atender. Ela disse que essa situação é desumana. Veja vídeo:
Bebedouro
A dona de casa Maria Aparecida Salomão,51 anos, moradora do Distrito de Bebedouro, também reclama da falta de médico, no Posto de Saúde da localidade. Ela relata que precisa mostrar o resultado de um exame e também ser receitada com o remédio controlado que ela faz uso, mas na unidade de saúde não tem médico para faz atendimento. Veja vídeo:
Uma funcionaria da unidade de saúde, que não quis ser identificada, temendo represarias, disse que na unidade de saúde está faltando, papel toalha, papel Higiênico, açúcar e agora está sendo construído um quarto para acomodar os motoristas de ambulância, mas essa construção está sendo adaptada em um banheiro, e agora o Posto conta somente com um banheiro, tanto para homens, quando para mulheres.
Procuramos respostas com o departamento de comunicação da prefeitura de Linhares, que se manifestou através de nota. Veja:
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que a expectativa é de que o Pronto Atendimento do bairro Shell seja inaugurado no mês de março. O Consórcio CIM POLINORTE, que vai gerir a unidade, já foi contratado e está viabilizando a contratação de profissionais da vigilância, limpeza e segurança, que atuarão no novo PA, que já foi totalmente equipado pelo Município.
Quanto aos médicos das Unidades do Shell e Japira, a pasta informa que os profissionais rescindiram o contrato, e que um novo processo seletivo foi realizado para a contratação dos novos profissionais. O resultado do certame foi divulgado no início desta semana.
Ainda, sobre a Unidade de Saúde de Bebedouro, a secretaria informa que há uma profissional atuando no local em tempo integral, além de dois médicos que dão suporte duas vezes na semana. Em breve, outro profissional será contratado para aquela Unidade”.