Vários moradores do município de Linhares tem reclamado da falta da presença de Guarda Civil Municipal, em praças, Centro de Ensino Infantil Municipal e até mesmo em Unidades de Saúde.
Com o objetivo de renovar a integração das Guardas Municipais com as comunidades, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), recomendou a prefeitos e secretários de 13 municípios do Estado novas diretrizes aos serviços de segurança pública. As orientações incluem a prevenção da criminalidade, o desenvolvimento da cidadania e a promoção da segurança em escolas, unidades de saúde e outros bens públicos municipais.
A notificação recomendatória foi encaminhada aos municípios de Linhares, Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Colatina, São Mateus, Conceição do Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Itapemirim, Anchieta e Presidente Kennedy.
De acordo com a recomendação os municípios deverão desenvolver ações preventivas primárias; atendimento, análise e encaminhamento de ocorrências; presença física em eventos festivos e educativos. Além disso, também há orientações para o patrulhamento das Guardas Municipais, a promoção de palestras, reuniões, campanhas de divulgação e incentivos a integrações de segurança pública.
O crescimento da criminalidade é, atualmente, um dos principais problemas no cenário social. Dessa forma, o MPES explica, na recomendação, que é necessária a adoção de novas práticas e olhares, a fim de contribuir com um aumento na segurança dos cidadãos que tem a qualidade de vida e o convívio ameaçados.
Praça do Conceição
Para se ter uma ideia, o Ginásio Poliesportivo Leandro Arpini, localizado no bairro Conceição, foi alvo de vandalismo vinte vezes só neste ano de 2019. E o prejuízo aos cofres públicos de janeiro até agora chega aos R$ 30 mil. O último registro da ação dos vândalos foi feito na manhã desta terça-feira (2) pela secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
Juparanã
No mês de Julho deste ano (2019), pouco mais de um ano após ser instalado, dois balanços foram furtados do parque infantil sustentável instalado pela Prefeitura de Linhares na Praça Santo Rigoni, no bairro Conjunto Juparanã. O equipamento é composto por três balanços, e, atualmente, apenas um está a disposição das crianças que frequentam o espaço de lazer.
https://www.mpes.mp.br/Arquivos/Anexos/91d81c80-1b97-4d4b-be67-f3133414a6c7.pdf
Opinião
Qual a sua Opinião a respeito do assunto? Você se sente mais seguro (a) com a presença de guardas nas praças? Acha que a presença de guardas inibi a ação de vandalismo? Acha que deveria ter Guardas em CEIMs , Unidades de Saúde e Praças?
Clik no Link abaixo e deixe sua opinião nos comentários.
https://www.facebook.com/NorteNoticiaES/