O detento Silvano Barboza Lima, 40 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (23/08), no Hospital Geral de Linhares, após passar mal na Penitenciaria Regional do Município.
De acordo com o irmão de Silvano, Valdemar Barbosa Gonçalves, 38 anos, seu irmão estava saldável. Segundo ele a esposa do irmão na ultima visita ao esposo, disse que ele havia se queixado de uma dor na perna, ela comunicou aos responsáveis a marcação de uma consulta para Valdemar, mas não foi atendida. E hoje eles tiveram a surpresa de receber a informação do falecimento dele.
Segundo Informações da Secretaria de Estado da Justiça, o detento passou mal na Penitenciaria e foi encaminhado para o Hospital Geral de Linhares (HGL), aonde veio a óbito. O corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação Obturaria (SVO), em Vitoria para esclarecer a causa morte.
Ainda segundo Valdemar, irmão de Silvano, ele fez um BU para ser realizada uma autopsia investigativa para a causa morte ficar clara. Só após o resultado da autopsia é que a causa morte ficará esclarecida. O laudo deverá ficar pronto no prazo de 40 dias. Valdemar ainda acrescentou que de acordo com o encaminhamento feito pelo médico do HGL, a suspeita é de que a morte de seu irmão possa ter sido por envenenamento.
Nossa reportagem demandou a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), que se manifestou através de nota. Veja a mesma na integra:
A Secretaria de Estado da Justiça esclarece que o interno cumpria pena no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), passou mal e foi socorrido para o Hospital Geral do município, na manhã desta sexta-feira (23). O interno foi a óbito na unidade de saúde e o corpo está sendo encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), em Vitória, onde será constatada a causa da morte e liberado o laudo.
Demandamos ao setor de comunicação da Prefeitura de Linhares a respeito do óbito, que também se posicionou a través de nota. Veja: Atendendo a uma determinação do Conselho Federal de Medicina, o HGL não informa estado de saúde de pacientes.