O ano de 2023 é marcado pelos 120 anos das Igrejas Batista no Estado do Espírito Santo e 87 em Linhares. De acordo com a Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, hoje os Batista estão presentes nos 78 municípios capixabas, com 722 igrejas e congregações, chegando ao número de 83 mil batistas.
Para celebrar essa importante data, no dia 12 de abril acontecerá uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Linhares, às 18 horas e as comemorações não param por aí. No dia 15 de abril acontecerá uma vasta programação. A partir das 8 horas ocorrerá uma concentração evangelística no centro de Linhares coordenada pela Juventude Batista com participação do projeto Cristolândia. Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Batista do Espírito Santo, com início às 17 horas e às 19 horas o culto de celebração, pelos 120 anos dos Batidas no ES e 87 anos em Linhares.
O culto acontecerá no templo da Primeira Igreja Batista de Linhares, que fica na Avenida Governador Lindenberg, no Centro de Linhares. A celebração terá como orador oficial o pastor Luciano Estevam Gomes e a participação especial do cantor Carlinhos Felix. A entrada é franca e todos estão convidados.
A Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, tem como presidente o Pr. Raphael Abdalla.
Conheça um pouco da História dos Batista no Espírito Santo.
No final do século 19 ( anos de 1890 a seguir)
ocorriam muitas conversões e muitos batismos em terras capixabas, porém durante muitos anos não foi organizada nenhuma congregação ou igreja.
Até que finalmente, chegou da Bahia o missionário Zacarias Taylor e aqui se juntou ao missionário Alberto Lafayette Dunstan, que veio de Campos – RJ. Foram ao encontro do irmão Chiquinho, um evangelista local que estava no interior do Estado. Em 1903, chegaram em Afonso Cláudio, examinaram e consagraram Chiquinho ao Pastorado. No dia 21 de agosto de 1903, Francisco José da Silva tornou-se o primeiro pastor consagrado no Estado do Espírito Santo e assumiu as três primeiras igrejas batistas capixabas:
Ribeirão do Firme, Afonso Cláudio, representando Figueira de Santa Joana (hoje, Itarana) e Vitória, esta com apenas 14 membros.
A primeira Igreja Batista organizada em solo capixaba foi, em 21 de agosto de 1903, no município de Afonso Cláudio, na localidade de Ribeirão do Firme. Os missionários Zacarias C. Taylor e A. L. Dunstan, após consagrarem Francisco Silva ao ministério e procederem a um concílio, organizaram, com 60 pessoas, aquela que, hoje, é a Primeira Igreja Batista em Alto Firme.
A segunda igreja organizada pelos missionários Taylor e Dunstan, juntamente com o Pr. Chiquinho, foi em Figueira de Santa Joana, hoje Itarana, em 24 de agosto.
A terceira igreja organizada naquele memorável ano foi a Primeira Igreja Batista de Vitória, no dia 2 de setembro de 1903, com 14 pessoas, que se reuniram numa casa caiada de branco, chão batido e telhado de zinco, na localidade denominada Morro de Argolas. Os batistas encerram o ano de 1903, com três igrejas organizadas, 91 membros, e um pastor.
Em Linhares os trabalhos começaram a 87 anos, tendo a Primeira Igreja Batista de Linhares como a origem dos primeiros trabalhos evangelísticos. Quanto à organização jurídica em 1.949 foram organizadas duas Igrejas em Linhares: a Primeira Igreja Batista em Farias e depois a Primeira Igreja Batista no centro de Linhares.
O histórico e os dados desta matéria tem como fonte o site da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo.