Com a onda de calor que atinge a região, muitas pessoas buscam lagoas e rios para se refrescar. No entanto, para pelo menos nove banhistas que estavam na Lagoa do Canto Grande, na região do Córrego Farias, em Linhares, o lazer se transformou em um grande susto. Entre o domingo (16/02) e a segunda-feira (17/02), eles foram atacados por piranhas enquanto nadavam no local.
Uma das vítimas, a trabalhadora rural Maria Patrícia, teve parte do dedão do pé direito arrancada por um dos peixes. “Eu estava deitada com os pés dentro da água quando senti a mordida. Comecei a sangrar na mesma hora e fui levada para o Hospital Geral de Linhares (HGL)”, relatou. Na quarta-feira, ela ainda precisou retornar à Unidade de Saúde do Farias para troca de curativo. “Ainda está doendo muito”, acrescentou. Veja foto cedida pela vítima, ao NN, logo abaixo:
Outro banhista, um carreteiro de 53 anos que preferiu não se identificar, teve um ferimento leve no pé, sem necessidade de atendimento médico. “Ficaram apenas as marquinhas dos dentes”, contou. Ele relatou ter visto pelo menos quatro pessoas sendo atacadas, incluindo uma criança, que teve parte da perna mordida e precisou de atendimento médico.
O Norte Notícia conseguiu contato com a mãe da criança, que foi mordida pela pirinha. Ela relatou que sua filha, uma criança de 05 anos de idade, estava tomando banho com outras criança, e que em determinado momento ela saiu da água e tomou um refrigerante e ao retornar para a água foi atacada pelo peixe e de imediato a menina foi retirada da água e levada para a Unidade de Pronto Atendimento Infantil, que fica no bairro Shell, onde foi atendida. A mãe da criança ainda relatou que a criança levou 18 pontos no ferimento. (Veja foto cedida pela família, ao NN), logo abaixo:
Foto – Cedida pela mãe da vítima ao NN
ANÚNCIO
O proprietário da Cabana do Tonho, onde ocorreram os ataques, confirmou os incidentes e afirmou que estava tomando medidas para evitar novos casos. “Realmente algumas pessoas foram atacadas, mas outras também sofreram ataques em outras regiões da lagoa. Por isso, estamos instalando telas de contenção na área de banho, para garantir mais segurança”, explicou Antônio Moreira.
Prevenção contra ataques de piranhas
Especialistas alertam que piranhas costumam atacar quando se sentem ameaçadas ou quando há escassez de alimento. Algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco de ataques:
-
Evite áreas com muitos peixes: Locais com alta concentração de peixes podem ter piranhas, especialmente em épocas de seca ou calor intenso.
-
Não entre na água com ferimentos: Piranhas são atraídas pelo cheiro de sangue.
-
Evite movimentos bruscos: Movimentos rápidos podem chamar a atenção dos peixes.
-
Não jogue comida na água: Alimentos podem atrair cardumes e aumentar o risco de ataques.
-
Informe-se sobre a segurança do local: Antes de nadar, é importante verificar se o local é seguro e se existem medidas preventivas adotadas pelos proprietários.
Com as altas temperaturas, a busca por locais para se refrescar é inevitável, mas a segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Ficar atento a esses cuidados pode evitar incidentes e garantir momentos de lazer sem preocupações.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.