VÍDEOS – Passeata reúne profissionais da enfermagem, professores e pais por melhorias em Linhares
Norte Notícia
A manhã deste sábado (13/12) foi marcada por uma passeata em Linhares, reunindo profissionais da enfermagem, professores e pais de alunos, que foram às ruas para reivindicar melhores salários, condições de trabalho e para protestar contra o aumento do número de alunos por sala na educação infantil da rede municipal.
O movimento contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), reforçando a mobilização da categoria da saúde no município.
De acordo com profissionais da educação e pais de alunos, a principal preocupação está relacionada à proposta da Secretaria Municipal de Educação, que prevê quase dobrar o número de crianças por turma na educação infantil, passando de dez para dezoito alunos, o que, segundo os manifestantes, pode comprometer o atendimento, a segurança e a qualidade do ensino.
A passeata percorreu diversas ruas e avenidas do Centro de Linhares, com o uso de faixas, cartazes e trio elétrico. Durante o trajeto, os participantes discursaram, entoaram palavras de ordem e explicaram à população os motivos da mobilização.
Uma professora que participou do ato conversou com o Norte Notícia e relatou as dificuldades enfrentadas nas salas de aula diante da possível ampliação do número de alunos. ▶️ Veja vídeo.
Uma mãe de aluno também falou com a reportagem, destacando a preocupação das famílias com o impacto da medida no desenvolvimento e no cuidado com as crianças. ▶️ Veja vídeo.
Representando a área da saúde, uma técnica de enfermagem se manifestou em nome da categoria, fazendo um desabafo sobre as condições de trabalho e comentando uma postagem feita pelo prefeito de Linhares nas redes sociais, na noite de sexta-feira (12), anunciando reajuste salarial para 31 categorias, incluindo profissionais da saúde. ▶️ Veja vídeo.
O vereador Juninho Buguiu também participou da caminhada e avaliou o movimento, além de comentar o anúncio de reajuste salarial feito pelo Executivo municipal. ▶️ Veja vídeo.
O presidente do Coren-ES, Douglas Lírio, destacou a importância da mobilização e defendeu diálogo permanente entre o poder público e os profissionais. ▶️ Veja vídeo.
Resposta da Prefeitura de Linhares
Em relação ao aumento do número de alunos na educação infantil, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação, respondeu a questionamentos feitos anteriormente pelo Norte Notícia.
Segundo a administração municipal, o planejamento do quadro de vagas e a composição das turmas para o ano letivo de 2026 seguem os parâmetros normativos do Conselho Nacional de Educação (CNE), conforme estabelece a Resolução CNE/CEB nº 2, de 4 de julho de 2024.
A Secretaria informou ainda que o número de estudantes por turma é definido em caráter transitório, levando em consideração as dimensões do espaço físico das unidades escolares, bem como os critérios técnicos previstos na legislação, incluindo a proporção entre adulto e criança e o conceito de educador estabelecido pela resolução do CNE.
A Prefeitura destacou que as medidas adotadas têm como objetivo garantir o acesso à educação infantil, respeitando os parâmetros legais e pedagógicos vigentes.
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.