O Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizou entre as 07h e 00h do dia 06 agosto a “Operação Pesca Legal” onde apreendeu 3090 metros lineares de rede de pesca, 14 tarrafas, 188,4 kg de pescado e um barco. Foram empregados 81 militares, 24 viaturas e 10 embarcações que resultou em 51 boletins unificados, 01 termo circunstanciado e seis pessoas conduzidas.
A Operação Pesca Legal ocorreu em todo o estado e teve como objetivo coibir a pesca predatória e o exercício da atividade pesqueira irregular, apreender materiais de pesca predatória para evitar a extinção de peixes, orientar pescadores quanto a legislação ambiental referente à pesca e verificar outros crimes ambientais. A ação contou com o apoio da Marinha do Brasil, Polícia Federal, Ibama, secretaria de meio ambiente de Vitória, Serra e de municípios do interior do estado.
Em Linhares foram apreendidos 1.435 mts de rede na Lagoa do Aguiar. 135 mts em Regência e 9kg de Lagosta em uma peixaria.
Os produtos apreendidos foram destinados à instituições de caridade previamente cadastradas.
Os resultados das apreensões e prisões ocorridas durante a operação realizada em todo estado refletem o compromisso do Batalhão de Polícia Militar Ambiental com a população e o Meio ambiente.
O BPMA orienta e adverte que, de acordo com o que dispõe a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) em seu artigo 34, “Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente” está sujeito à pena detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.