Conforme o Norte Notícia informou, estão na cadeia os irmãos Cosme e Damião Damasceno acusados de matar o ativista Jonas Soprani, 48 anos, em um bar, no Bairro Novo Horizonte, em Linhares, no último dia 23 de junho. Os gêmeos foram presos no município de Cariacica, na manhã desta terça (20/07). As informações são do delegado Tiago Cavalcante, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Tiago Cavalcante em uma entrevista coletiva nesta manhã, na 16ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Linhares, disse não ter dúvidas de que o crime foi de mando e com viés político, e requer uma resposta rápida da polícia, do Estado à família. “O Cosme era o motorista, deixou transparecer que ele é quem estava dirigindo. Tenho 100 por cento de certeza que o crime foi de viés político”. Acrescentou que o próximo passo é identificar o mandante do assassinato.
Ao Norte Notícia, o delegado informou que os dois acusados atualmente residiam em Cariacica, mas tem relação forte com Linhares, onde parentes, incluindo uma irmã, moram no Bairro Shell. No local, a polícia apurou também a relação deles com o tráfico de drogas.
As investigações, descreveu o delegado, ouviram várias pessoas, inclusive vereadores do município. Alguns já prestaram depoimento e outros serão ouvidos. Será solicitada agora a quebra de sigilo telefônico dos acusados. O objetivo é intensificar os trabalhos para identificar a ala intelectual do crime. A prisão de Cosme e Damião, por enquanto, é temporária.
A prisão dos acusados da execução na madrugada desta terça-feira (20/07), na cidade de Cariacica, Grande Vitoria, dos irmãos gêmeos Cosme e Damião acontece faltando três dias para completar um mês do assassinato do ativista político Jonas Soprani.
Dinâmica
Após o crime, a polícia monitorou todos os veículos que circularam na área próxima ao crime. Um deles foi utilizado pelos criminosos. Tratava-se de um veículo Astra prata com ponta de reboque, rodas pretas e com amassado do lado direito. Câmeras de vídeo revelaram que o carro saiu do Bairro Shell, parou algumas ruas antes do local do homicídio e dois indivíduos desceram, foram ao bar, efetuaram os disparos e retornaram ao veículo que seguiu novamente para o bairro de origem.
De acordo com o delegado Tiago Cavalcanti, o Astra pertence a Damião Damasceno, irmão de Cosme Damasceno que tem passagens pela polícia. E Cosme era mesmo, segundo levantamento da polícia, o motorista do veículo. Após apuração, a PC descobriu que o veículo fazia o trajeto constante entre os municípios de Linhares e Cariacica. A partir daí, foi solicitada a busca e apreensão do carro, o que aconteceu em Cariacica, e o mandado de prisão dos dois irmãos.