Já imaginou sair da consulta no posto de saúde, ir até a farmácia para pegar o remédio receitado pelo médico e encontrar as portas fechadas? Foi o que aconteceu nesta sexta-feira (04/07) com moradores do distrito de Perobas, em Linhares, que foram ao posto de saúde em busca de medicamentos e deram de cara com a farmácia fechada, voltando para casa de mãos vazias.
Até então, a farmácia do posto de saúde de Perobas funcionava todos os dias da semana, garantindo o acesso imediato aos medicamentos prescritos. No entanto, a partir de agora, o atendimento será apenas às terças, quartas e quintas-feiras. Ou seja, quem consultar às segundas ou sextas-feiras precisará voltar outro dia apenas para pegar os medicamentos, gerando transtornos principalmente para quem mora longe e não possui transporte próprio.
A mudança tem gerado revolta nos moradores, já que muitas famílias precisam pagar transporte por aplicativo ou pegar ônibus duas vezes, uma para a consulta e outra para pegar o remédio, aumentando os custos e dificultando o acesso ao tratamento.
Em nota ao Norte Notícia, a Prefeitura de Linhares admitiu que a farmácia não funcionará mais todos os dias por falta de farmacêuticos e orientou que, nos dias em que a farmácia de Perobas estiver fechada, os pacientes podem se deslocar cerca de 15 km até Bebedouro ou até o Centro de Linhares, a cerca de 25 km de Perobas, para retirar seus medicamentos.
“A adesão à convocação de farmacêuticos no processo seletivo foi baixa, não tendo se apresentado o número de profissionais convocados pelo Município. Todavia, a Unidade de Saúde de Perobas possui um farmacêutico presente às terças, quartas e quintas-feiras. Nos demais dias, caso haja necessidade, os pacientes podem se dirigir até a Unidade Básica de Saúde de Bebedouro ou à Farmácia Básica Municipal no centro da cidade”, informou a Secretaria Municipal de Saúde.
A Prefeitura garantiu que, assim que houver nova convocação de profissionais, a farmácia de Perobas voltará a funcionar todos os dias, mas não informou prazo para normalização.
Enquanto isso, a comunidade de Perobas segue insatisfeita e preocupada com os impactos da redução no atendimento, principalmente os idosos e famílias que dependem do sistema público de saúde para continuar seus tratamentos.
O Norte Notícia seguirá acompanhando o caso.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
ANÚNCIO