Na manhã desta quarta-feira (24/04), após receber denúncias de que o vereador Roque Chile estaria utilizando um automóvel da Câmara de Linhares, para ir trabalhar em sua academia, que fica no bairro Interlagos, a reportagem do N.N, foi até ao local e flagrou o veículo estacionado na Rua e em frente a academia, onde o parlamentar trabalha.
Nossa reportagem entrou na recepção do imovél, onde foi logo recebido pelo Vereador Roque Chile, que franqueou a nossa entrada.
Ao ser questionado sobre a utilização do veículo para ir trabalhar, ele admitiu e tentou justificar a prática, mostrando uma camisa e uma calça, dizendo que logo que sai da academia vai para a Câmara. Nós questionamos se ele acha isso justo, mas ele não respondeu. Veja o vídeo.
Em 2021 assim que tomou posse, o vereador Roque Chile havia publicado em suas redes sociais, que: “Honrando o compromisso que assumi durante a campanha, abri mão do veículo oficial desde o primeiro dia de mandato! Questionamentos fazem parte da política e todas as dúvidas serão esclarecidas. Meus valores jamais mudarão!!! Um sábado abençoado pra nós! #Deusnocomando #transparencia #umNovoLegislativo”
Nós demandamos a Câmara de vereadores se essa prática é comum e se o veículo pode ser utilizado para qualquer vereador ir ao seu trabalho particular, sem ser o da Câmara?
A câmara responde através de uma: Veja a nota:
DECISÃO DA PRESIDÊNCIA
Processo nº 3178/2024
Ofício Administrativo nº 694/2024
Cuida-se de requerimento protocolizado pelo Vereador Ronald Passos Pereira, aduzindo que o Vereador Roque Chile de Souza tem utilizado veículo oficial parlamentar para atividades que não sejam inerentes à atividade relacionada a vereança.
Dessa forma, requereu:
a) à instauração de procedimento administrativo para apuração dos fatos;
b) a determinação de devolução de veículo que está sob a posse do Vereador Roque Chile de Souza até a apuração dos fatos;
c) a instauração de procedimento para apuração de suposta prática de quebra do decoro parlamentar;
d) seja oficiado ao Ministério Público para providências.
Diante do requerimento do vereador Ronald Passos, a presidencia da camara decidiu cautelarmente que o veiculo que estava sob a posse do vereador Roque Chile seja recolhido. Veja a integra da decisão:
PROCESSO - 3178_2024 Ofício (Administrativo) - 694_2024-2024