Ícone do site Norte Notícia

VÍDEO – Testemunha conta tudo sobre agressão sofrida por jovem com deficiência, em Linhares

Uma cena que causou muita revolta na manhã desta quinta-feira (11/08), viralizou nas redes sociais, principalmente nos grupos do aplicativo WhatsApp, de moradores de Linhares.

No vídeo é possível ver quando o jovem Welington, de 27 anos de idade, é agredido por um motorista de uma pick-up Hylux, que sai do carro após o teclado do agredido atingir a caminhonete.

De acordo com uma testemunha, que é muito próxima a Welington, no momento do fato, o jovem estava tendo uma crise de esquizofrenia, inclusive ela deixou claro que o rapaz sofre do transtorno e está sem o medicamento que  normalmente ele faz uso.

“No momento da crise o jovem começou a quebrar o teclado, que ele tanto gosta todos nós que estávamos ali, começamos a tentar acalma-lo, mas não teve jeito, ele quebrou o teclado, em um determinado momento em que ele jogou o instrumento no chão, o teclado acabou atingindo o carro do homem, que saiu mais transtornado que Wellington e foi para cima dele, neste momento o menino xingou o homem, que partiu para cima e deu uma rasteira em Welington, que logo se levantou, o apressou ainda falou, ”você vai morrer” e foi para o lado da caminhonete como se fosse pegar algo, mas o vendedor de água de cocô foi até o carro e explicou ao homem, que saiu com o carro “cantando pneus”. Contou a testemunha, para o Norte Notícia, que não quer ser identificada. Ainda segundo essa pessoa de imediato foi feito contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para fazer o atendimento ao jovem, mas no momento em que os profissionais chegaram ele saiu correndo. “Welington, não gosta de hospital, por isso ele saiu correndo”. Finalizou a testemunha. Ela ainda informou que os profissionais do SAMU fizeram contato com a Polícia, mas ela saiu e não viu se a Polícia foi ao local.

Em Linhares é muito grande a revolta da população. Welinton é bastante conhecido na cidade e diverte a todos com suas brincadeiras, principalmente as danças e suas fantasias de segurança. “Welinton apesar da idade, é uma criança” Disse a mulher.

Mesmo sem ter citado nome, o espaço está aberto através do número (27) 99527-2726, caso o envolvido, ou seu advogado, queira se manifestar a respeito do fato.

O que é esquizofrenia? Veja algumas informações a respeito do distúrbio, publicado no site saúde.abril.com.br

A esquizofrenia, ou distúrbio da mente dividida, é marcado por surtos em que o mundo real acaba substituído por delírios e alucinações. O transtorno afeta 2 milhões de brasileiros, mas a falta de conhecimento sobre ele só reforça estigmas. A esquizofrenia afeta 1% da população no planeta.

ANÚNCIO

Os sintomas

Geralmente a esquizofrenia se inicia com uma simples apatia no final da adolescência e no começo da vida adulta, na faixa dos 18 aos 30 anos. Aos poucos, o indivíduo abandona as atividades rotineiras e se isola. Suas reações ficam estranhas e desajustadas ele não esboça os sentimentos esperados diante de fatos tristes ou felizes.

Do nada, surge uma sensação de que algo está errado e alguém prejudica a sua vida. O passo seguinte é a transformação dessa inquietação nas fantasias sensoriais e nas teorias da conspiração. São as alucinações e os delírios que mencionamos antes.

Fique atento a estes sinais:

Dificuldades no aprendizado desde a infância

Apatia

Pouca vontade de trabalhar, estudar ou interagir com os outros

Não reagir diante de situações felizes ou tristes

Vozes que surgem na cabeça e outras alterações nos órgãos dos sentidos

Mania de perseguição inexplicável.

Sair da versão mobile