Ícone do site Norte Notícia

VÍDEO – Motorista que morou em cabine de carreta, cerca de quatro anos, já está em Linhares-ES

Já está em sua terra natal, o caminhoneiro  Luís Carlos de Oliveira Mosca, 57 anos de idade, após morar cerca de 4 anos dentro da cabine de sua carreta, na cidade de Maceió, em Alagoas. Já seu caminhão foi para uma oficina na cidade de Paulínia, que fica no estado de São Paulo, onde será reformado.

ANÚNCIO

A história de Luis Carlos, conhecido como “Lula”, começou no final de 2020, quando ele estava em Maceió e teve problemas na caixa de marcha da carreta e ficou parado, no local onde conseguiu estacionar, por cerca de 4 anos. O motorista disse que não teve coragem de fazer nem o orçamento, pois não tinha dinheiro. 

Luiz conta que desde que se instalou no local foi bem recebido pelos vizinhos e era ajudado por eles com refeições e oferecendo pequenos serviços remunerados (bico). 

A história de Lula, começou a mudar quando o mecânico Manoel Oliveira, que atua há 38 anos na área em Maceió, divulgou o caso em um canal que possui do Youtube. 

“Vi uma matéria no Instagram local e decidi vir conhecer a história em abril [de 2023]. Fizemos um vídeo, marcamos caminhoneiros e alcançamos milhares de visualizações”.

A audiência rendeu a ideia de uma campanha para ajudar Luis, que arrecadou R$ 35 mil. 

Com o dinheiro, Luís pagou R$ 14 mil de débito que tinha de combustível com um posto de Linhares, comprou peças e pagou serviços que amenizaram, mas não resolveram o problema da carreta

Ela estava muito pior do que agora. A gente ajeitou o câmbio, trocamos os dois tanques, mudamos escapamento; fizemos muitas parcerias para receber peças para o veículo, mas não foi suficiente para ela voltar a andar. Pelo tempo que ela está parada, precisa de mais coisas.

Segundo Manoel, o caminhão precisa de pelo menos 10 novos pneus, além de amplos serviços de lanternagem, entre outros.

Já a parte de trás da carreta, a carroceria, está com problemas mais sérios e não vai viajar: ela deve ser vendida a um ferro velho. Essa parte do caminhão foi atingida após a queda de uma árvore em 2022. Por conta disso, a lateral da carroceria quebrou e afundou uma parte dele. 

Graças à boa repercussão, na quarta-feira (21/02) a carreta foi levada de guincho para Paulínia (SP), onde será inteiramente reformada em uma oficina especializada Quatro empresas se uniram para bancar o frete e a reforma do veículo, foram elas: PneuStore, Pesadão, TR 242 Sorte e Scanvol.

Fernando Ramos, da TR 242, é o motorista do guincho e afirma que a viagem até Paulínia deve durar três dias.

Ele salienta que os custos da reforma só serão conhecidos após análise minuciosa da oficina.

“Será feita uma reforma completa, mas o que será feito será avaliado depois de desmontar a carreta. Mas a gente calcula que serão 3 meses para reformar inteira”.

Um amigo de Luis, resolveu levar o caminhoneiro para a casa de sua irmão, que fica na localidade de Bebedouro, em Linhares.

Lula chegou em Bebedouro na madrugada de sábado (24/02), e na manhã do mesmo dia encontrou-se com amigos e o irmão, onde ficará até que a carreta seja entregue. 

Ainda manhã de sábado ele tomou café na casa do casal de amigos Lourdes,  Anael Correia e o filho Ângelo. Veja o vídeo. 

Ainda na manhã do sábado Lula conversou com o Norte Notícia e contou sua história. Veja vídeo. 

 O caminhoneiro ainda deixou uma mensagem de otimismo através de sua história. Veja vídeo.

Foto – Carlos Madeiro/Uol

Foto – Carlos Madeiro/Uol


Fonte - Uol/Carlos Madeiro / Norte Notícia
Sair da versão mobile