Moradores de Bebedouro, em Linhares (ES), reclamam da coloração da água que sai das torneiras. O funcionário público, Aldair Monteiro dos Santos, diz que a situação piora durante a noite e no início do dia. O problema ocorre há alguns dias, segundo moradores.
“Parece uma mistura de barro com ferrugem. A gente tem que pagar sem poder reclamar, porque já fiz contato com o SAAE por diversas vezes, mas o telefone só chama, ninguém atende. Temos crianças em casa, inclusive dois bebes com dois meses de idade, estamos com muito medo de que essa água cause problemas de saúde para elas”, fala o morador.
Outro morador e proprietário de uma área de lazer, que preferiu não ser identificado disse que está quase impossível utilizar a água para os trabalhos domésticos e acrescentou: “temos uma área de lazer para ajudar no nosso orçamento, mas não está compensando, estamos gastando horrores para clarear a água da piscina”, desabafou.
Nossa reportagem enviou a demanda para o setor de comunicação da Prefeitura que não quis dá respostas aos moradores.
Nossa reportagem fez contato com a Associação Comunitária de Bebedouro (ACB), e a informação passada foi que há cerca de 20 dias houve uma reunião entre a Associação e o SAAE, onde esse problema também foi discutido e o SAAE respondeu a comunidade através de nota. Veja a nota na Integra:
“O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) informa que está implantando outro filtro na Estação de Tratamento de Água (ETA), de Bebedouro, para auxiliar no processo de tratamento. Mesmo com a alteração da turbidez na água distribuída, a mesma se encontra dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Em decorrência das últimas chuvas, houve uma movimentação de sedimentos no ponto de captação, mudando as características da água bruta, fazendo com que os filtros instalados na ETA sofressem uma sobrecarga de trabalho.
A autarquia destaca, ainda, que qualquer situação semelhante o usuário deverá entrar em contato com o Saae no telefone (27) 2103-1311, para que um técnico seja encaminhando ao local.”