Na manhã desta segunda-feira (12/10), Centenas de peixes apareceram mortos boiando em uma lagoa de Linhares. A água e peixes foram recolhidos pela prefeitura para análise.
A Lagoa do Meio fica na área urbana do município. De acordo com biólogos, a situação pode ter sido causada pela falta de oxigênio na água provocada pela poluição.
“Essa lagoa é uma lagoa urbana e recebe uma grande quantidade de esgoto doméstico e industrial. O esgoto aumenta a quantidade de nutrientes da água e, com isso, a cobertura vegetal de alga e outras plantas vão crescer, se alimentar desses nutrientes e causar um aumento no consumo desse oxigênio”, explicou o biólogo Luciano Cabral.
Já A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares acredita que a morte foi causada pelas altas temperaturas. Os peixes e a água serão recolhidos para análise.
“Passamos por um período muito quente e isso influencia na temperatura da água, causando um fenômeno chamado inversão térmica. Isso faz com que tenha desprendimento de matéria orgânica do fundo e isso diminui drasticamente os níveis de oxigênio”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente Fabrício Borgui.