Ícone do site Norte Notícia

VÍDEO Concurso Público de Linhares – Candidatos pedem anulação da prova

“O tão esperado concurso da Prefeitura de Linhares está repleto de falhas”, essa é a fala de várias candidatas que prestaram concurso para o cargo de professor e sugeriram  matéria a respeito do primeiro dia de aplicação de provas, que aconteceu no último domingo (26/01).

Segundo a candidata Renata Vertuani, que é professora, há diversos erros no concurso para os cargos em que as provas exigiam também a elaboração de uma redação e entrega de títulos. Para fazer a redação, os candidatos tinham um texto de apoio orientador, que na prova do concurso de Linhares era sobre religião. Já nos comandos para elaborar a redação os candidatos eram orientados a discorrer um texto sobre fake news. Outro ponto que gerou indignação em muitos candidatos foram os critérios de correção, no edital era apresentadas características de texto dissertativo, já na prova foi cobrado gênero discursivo.

Outro fato percebido por Aline Sossai, que também é professora e fez a prova no último domingo, e por outros candidatos foi o “control C control V” ou “Cópia” da mesma prova que foi dada no concurso da Prefeitura de Vitória, que por sinal também está sendo realizado pela mesma banca do concurso aqui de Linhares. Em Vitória a prova foi anulada por conta desses erros. Além disso, os títulos usados como critérios de pontuação foram solicitados para serem apresentados no dia da prova. Como de costume nos certames, a entrega e comprovação de títulos são solicitadas aos candidatos aprovados após a prova para então serem classificados nas vagas. A banca realizadora do concurso não seguiu esse modelo.

Procuramos a Prefeitura de Linhares, contratante da banca IBADE para dá um posicionamento a respeito das reclamações. Através de nota a Prefeitura se manifestou.

ANÚNCIO

Nota

A Comissão Especial Coordenadora do Concurso Público da Prefeitura de Linhares tem recebido solicitações de informações acerca da prova discursiva aplicada no último dia 26 de janeiro de 2020 para os cargos de Professor de Educação Básica I (PEB-I) e Professor de Educação Básica II (PEB-II) – todas as disciplinas.

Deste modo, primando pela correta divulgação de dados sobre o Concurso Público, a Comissão Coordenadora informa que, na última segunda-feira (27), notificou o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) para prestar esclarecimentos em relação à questão discursiva.

Em resposta, o Ibade assegurou que, para o desenvolvimento dos textos, os candidatos poderiam utilizar os seus recursos e repertório pessoais, e que não haverá prejuízo na manifestação da competência da produção textual dos mesmos.

Com relação ao gênero e a tipologia textual, os textos discursivos se classificam em dissertativo, narrativo, expositivo, injuntivo e argumentativo. Sendo assim, a proposta discursiva dissertativa apresentada no Edital se manteve na prova no seguinte comando: “Após a leitura dos trechos que seguem, produza um texto discursivo, conforme a orientação apresentada.”;

Para não ser eliminado do Concurso Público, o candidato teria que obter, pelo menos, 50% dos pontos da Prova Objetiva, e não obter nota 0 (zero) em quaisquer das disciplinas (item 9.6 do Edital).

Somente será corrigida a Prova Discursiva dos candidatos aprovados na Prova Objetiva dentro do quantitativo indicado no item 10.4.

Conforme o cronograma disponível no Edital (Anexo II), a divulgação dos candidatos que terão a Prova Discursiva corrigida ocorrerá no dia 03 de março de 2020, sendo que o resultado preliminar da Prova Discursiva será divulgado no dia 13 de março de 2020.

Os candidatos que não concordarem com o resultado preliminar da Prova Discursiva poderão apresentar pedido de revisão nos dias 16 e 17 de março de 2020.

Sair da versão mobile