Ícone do site Norte Notícia

VÍDEO – Bombeiro de folga ajuda bicho preguiça na BR 101 em Sooretama

No primeiro dia do ano de 2020 ao retornar do município de São Mateus, para a capital Vitoria, onde mora, o Bombeiro Militar, Sub. Tenente Evandro, que atua no Corpo de Bombeiros de Marechael Floriano. Passando pelo perímetro da Br 101, que corta a reserva florestal de Sooretama, se deparou com um bicho preguiça tentando atravessar para o outro lado da reserva.

O fato chamou a atenção de motoristas que pararam para ver a cena. Eis que entre eles, o militar, usando técnicas de salvamento, conseguiu retirar o animal para local seguro. Minutos depois o bicho preguiça, tradicional na região, voltou ao seu habitat natural.

Este não foi o primeiro caso de salvamento de animais na margem da reserva que é área de preservação de mata atlântica. Em muitas situações, o que se vê é o fim trágico dos animais sendo atropelados e mortos. Neste episódio, o desfecho foi feliz. Tenente Evandro foi ovacionado pelos motoristas que viram a ação.

Nossa reportagem buscou informações sobre medidas que a concessionária ECO101, que administra a BR, tem tomado para evitar acidentes com animais na Via. A concessionária se manifestou a través de nota. Veja:

A Eco101 informa que o trecho da Reserva de Sooretama possui nove passagens subterrâneas de fauna. Além disso, a concessionária conta com programas de monitoramento ao longo do trecho sob concessão, que também inclui ações de prevenção, resgate e cuidado com animais que habitam ao redor das pistas. O programa também contempla treinamento às equipes e possui convênios com clínicas veterinárias especializadas em animais silvestres, onde são tratados e encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias) para que eles possam ser reintroduzidos à natureza.

Em locais onde há maior incidência de animais próximos à rodovia, como o caso da Reserva de Sooretama, a Eco101 apoia a iniciativa da Unidade de Conservação para sensibilização dos motoristas e implantou painéis informativos com fotos dos animais que habitam no local, além de placas indicativas para redução da velocidade ao passar pelo trecho.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile