Ícone do site Norte Notícia

VÍDEO – ‘Arroz que está colhido garante o abastecimento do país’, diz presidente da federação de agricultura do RS

O arroz que já está colhido no Rio Grande do Sul garante o abastecimento do país”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, em entrevista ao podcast “De onde vem o que eu como”, desta quinta-feira (09/05).

Em alguns supermercados em Linhares, por exemplo, a venda do grão chegou a ser limitada por consumidor. Em outros, há avisos direcionados para clientes de que “não vai faltar arroz”. Tudo isso porque as chuvas que atingem o Rio Grande do Sul – responsável por 70% da produção do Brasil – geraram receio de que poderá haver falta do grão no mercado interno.

Nesta semana, governo federal e indústrias tomaram medidas para importar o alimento.

ANÚNCIO

Segundo o presidente da Farsul, o RS tem arroz para abastecer o mercado interno por, no mínimo, 10 meses. “Talvez possa faltar alguma coisa no final, quando nós já estivermos com uma nova safra em cena”, reforça.

De acordo com ele, a principal dificuldade do Rio Grande do Sul, neste momento, é para conseguir transportar o arroz colhido para outros locais, tendo em vista a interrupção de estradas e rodovias.

“Evidentemente que podemos ter sim, por falta de logística, um desabastecimento no curtíssimo prazo, mas nada mais do que isso”, ressalta.

Fonte -g1.

 

Sair da versão mobile