Faltando pouco mais de um mês para o início do verão, férias escolares e festas de final de ano, muita gente já fez seu roteiro de viagem e se prepara para colocar o pé na estrada. Mas, se o seu destino é muito longe de casa e você vai passar várias horas no carro, ônibus ou avião, alguns cuidados básicos são necessários para evitar o aparecimento de trombose venosa.
O alerta é o do Angiologista e Cirurgião Vascular Dr. Ricardo Perrone. “Nas viagens de longa duração há um risco maior de desenvolver trombose venosa. O principal motivo é o tempo que a pessoa passa sem andar ou movimentar as pernas. Isto, somado com a desidratação acaba fazendo com que o sangue coagule dentro da veia da perna”, esclarece o especialista.
Ainda segundo o médico, “a trombose é uma doença caracterizada pela formação de coágulos dentro das veias, normalmente causados pela imobilidade, sendo mais comum em pessoas que ficam sentadas na mesma posição por um período maior de 4 horas. Pessoas que já têm uma tendência familiar para ter trombose estão sob um risco ainda maior”.
Outro alerta importante feito pelo especialista é a possibilidade da trombose se transformar em tromboembolismo pulmonar. Segundo Dr. Ricardo isso acontece quando a trombose ocorre de uma extensão grande, em trombos principalmente localizados acima do joelho, ou acima da virilha, que tem maior chance de se soltar e migrar para os vasos do pulmão. “O tromboembolismo pulmonar pode causar a parada da circulação do sangue no pulmão, impedir o funcionamento do pulmão, falta de ar nos casos leves e até parada respiratória nos casos mais graves”, salienta Perrone.
Assim como existem algumas coisas possíveis de fazer para evitar a doença durante as viagens, existem também algumas práticas perigosas, entre elas o uso de medicamentos para dormir e o álcool. O médico ressalta que o uso de certas substâncias pode potencializar o risco de ter trombose durante a viagem: “O uso de medicações para dormir ou o álcool favorecem o surgimento da trombose. Isso por que o indivíduo fica mais estático que o habitual, perdendo muitas vezes a sensação de dor, que o faria mudar de posição e melhorar o retorno venoso”.
Dr. Ricardo ensina 7 dicas importantes para evitar trombose em viagens com mais de 4h de duração:
Confira:
Levantar-se e andar no corredor do avião ou do ônibus a cada duas horas.
Usar roupas e sapatos confortáveis para não prender a circulação;
Exercite-se flexionando e estendendo os pés e dobrando os joelhos a cada hora;
Beba bastante água para não desidratar;
Evite tomar medicamentos para dormir, que podem impedir que você se levante e ande durante a viagem;
Não utilizar ou utilizar com moderação as bebidas alcoólicas;
Também é possível fazer uso de meias elásticas de compressão para evitar o problema.