Se você está se preparando para o Enem, ou pretende ingressar numa faculdade, provavelmente já deve ter ouvido de um amigo ou até mesmo dito por você mesmo: “Não consigo escolher uma profissão” ou então “Não sei que curso fazer, tô perdido(a)”. Primeiro de tudo, saiba que isso é um problema bastante comum entre os jovens que vivem essa fase do vestibular.
É totalmente normal que você não faça ideia de como escolher uma profissão, porque você não se identifica com nenhuma delas. O que não é tão comum assim é a noção de que existem inúmeras profissões que você nem possa imaginar! É muito provável que não tenhamos acesso ou conhecimento a todas as profissões que existam no mundo. Mas como descobrir que rumo tomar? Que profissão combina comigo? Qual curso fazer?
Bom, o primeiro passo é você saber quais são as profissões que combinam com você, levando em conta a área do conhecimento que você mais curte, quais assuntos te interessam e o que você é bom fazendo. A terapeuta Lucimara Pacheco conta que a partir do momento que você tem conhecimento sobre suas habilidades, gostos e talentos, você provavelmente fará uma excelente escolha para o seu futuro.
“Escolher uma profissão não é tão simples quanto muitos pensam. Existem muitas coisas que você deve levar em conta na hora de decidir o que vai fazer da vida, por isso a necessidade de procurar informações sobre os caminhos que você pode seguir, com base no conhecimento interior de si mesmo, além daquilo que geralmente todos fazem como: o que é ensinado em cada curso?, o que é exigido do profissional?, mercado de trabalho sobre a profissão?” Explica a terapeuta.
A terapia de autoconhecimento é indicada em todas as etapas da vida, e auxilia na clareza de qualquer conflito que você esteja vivenciando no momento. Os conflitos mais comuns na fase entre 21 a 35 anos é a crise dos talentos. Você sabe o que é essa crise? Ela acontece quando nós estamos em busca do nosso lugar no mundo. Os conflitos da crise dos talentos são: falta de sentido na vida, não saber “no que sou bom”, não saber o que fazer da própria vida, sentir um vazio ou falta de foco, ansiedade constante e outros.
A terapia é indicada também para situações mais objetivas como o que já foi citado sobre qual caminho escolher?, qual profissão seguir?, quais os meus talentos e como usá-los na minha profissão ou na profissão que eu quero. A terapeuta Lucimara Pacheco acrescenta:
“Mas sabe por que o autoconhecimento se encaixa em qualquer situação que você esteja vivendo? Pois é a partir do conhecimento profundo sobre si mesmo, e conhecimento da influência do mundo que o cerca, você tomará as rédeas sobre sua vida, e a conduzirá na melhor direção que você sonha. ”
Saiba mais sobre a Terapia do Autoconhecimento em: https://bit.ly/3fPlcqw