Ícone do site Norte Notícia

Vacinação contra poliomielite passa por mudança no ES: Versão injetável substitui “gotinha”

Foto: Erasmo Salomão MS

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) deu início, nesta semana, ao recolhimento dos estoques da Vacina Oral Poliomielite (VOPb), conhecida como “gotinha”, em todos os 78 municípios capixabas. A medida segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, que determinou a substituição da VOPb pela versão inativada e injetável (VIP) do imunizante.

Com isso, de segunda-feira (30/09) até 3 de novembro, a vacinação de reforço contra a poliomielite ficará temporariamente suspensa no Estado, durante o recolhimento dos estoques da VOPb. A partir de 4 de novembro, os dois reforços que foram realizados com a vacina oral aos 15 meses e aos 4 anos serão substituídos pela VIP, aplicados apenas aos 15 meses

Uma mudança foi aprovada pela Câmara Técnica de Avaliação em Imunização (CTAI) em 2023, com base em novas evidências científicas que indicam maior proteção contra a doença com a vacina inativada. O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem e a ocorrência de poliovírus derivado vacinal (VDPV);

ANÚNCIO

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações (PEI), Danielle Grillo, todos os profissionais das mais de 700 salas de vacinação do Estado estão sendo capacitados para a mudança. “É uma atualização importante iniciada pelo PNI, que busca reduzir riscos e permitir o acesso seguro às vacinas, com o acréscimo de uma única dose de reforço”, explicou a coordenação.

 

Cobertura vacinal abaixo da meta

O Espírito Santo tem atualmente uma cobertura vacinal da poliomielite de 88,67%, conforme dados do Vacina e Confia, referentes ao período de janeiro a agosto deste ano. O índice ainda está abaixo da meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. Em 2023, a cobertura era de 86,35%. Com a atualização para a dose injetável, a expectativa da Sesa é aumentar a adesão à imunização, simplificando o esquema vacinal e garantindo maior procura nos postos de saúde.

 

O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

 

Sair da versão mobile