A baixa adesão à vacina contra a dengue tem preocupado os profissionais de saúde em Linhares. Apesar de todas as Unidades Básicas de Saúde estarem abastecidas com as doses do imunizante, são poucos os pais e responsáveis que têm levado seus filhos para os postos de vacinação. A campanha é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com duas doses aplicadas em um intervalo de três meses.
Um dos possíveis obstáculos para a adesão é o requisito de que os jovens não tenham contraído dengue nos últimos seis meses, uma condição que pode ser difícil de atender em função da recente epidemia da doença na cidade. A vacina combate todos os tipos de dengue, mas não previne contra Zika e Chikungunya.
Os profissionais de saúde destacam a importância de os pais e responsáveis procurarem a unidade de saúde mais próxima para atualizar a caderneta de vacinação dos filhos. Além disso, reforçam que a vacinação é apenas uma das estratégias de combate ao vírus da dengue, sendo igualmente crucial a eliminação de focos de água parada para evitar a proliferação do mosquito transmissor. O aumento da faixa etária para a aplicação da vacina ainda depende de uma decisão do Programa Nacional de Imunização.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: ((27) 9 9527-2726
- E-mail: nortenoticia01@gmail.com