ANÚNCIO
Nove passagens aéreas de fauna foram instaladas na BR-101, no trecho que corta a Reserva Biológica de Sooretama. As estruturas fazem parte de um conjunto de medidas para reduzir os atropelamentos de animais silvestres, um problema recorrente no local, que abriga uma rica biodiversidade.
Segundo levantamento de pesquisadores, cerca de 90 animais morrem atropelados diariamente em um trecho de apenas 12 km da rodovia, o que representa quase 33 mil mortes por ano.
Para tentar mudar esse cenário, as passagens suspensas foram construídas entre os kms 102 e 117, em pontos estratégicos onde há maior incidência de atropelamentos.
As passarelas possuem 30 metros de comprimento, são feitas com madeira de reflorestamento, cabos de aço, cordas e redes resistentes. Conectam a copa das árvores dos dois lados da pista, permitindo a travessia de espécies arborícolas, como macacos, preguiças e marsupiais.
“Vai beneficiar principalmente o sagui-cara-branca, que não é tão ameaçado, mas que praticamente diariamente perde indivíduos. Também o porco-espinho e o gambá são espécies que sofrem muito com atropelamentos”, afirmou o pesquisador Brener Fabres, do
Projeto Harpia.
A instalação das estruturas aconteceu em abril e não exigiu a interrupção do trânsito e está alinhada às diretrizes ambientais da concessão. Além das passarelas, a concessionária já implantou câmeras de monitoramento e prevê a instalação de cercas direcionadoras, que ajudarão os animais a encontrar rotas seguras de travessia.
Apesar da iniciativa, pesquisadores reforçam que outras medidas ainda são necessárias, como a criação de passagens subterrâneas, para ampliar a proteção à fauna da região.
“Sabemos que não vai acabar com o atropelamento, mas vamos continuar lutando para diminuir esse impacto”, concluiu Brener.
REDUÇÃO DE VELOCIDADE
Na última semana de 2024, houve a redução de velocidade na via, no trecho da Reserva Biológica de Sooretama, também com o foco em reduzir as colisões com animais silvestres.
A velocidade na região era de 80km/h e passou para 60km/h. Toda a sinalização foi alterada, para orientar os condutores.