Após menos de um mês que várias famílias tiveram suas casas alagadas, devido às fortes chuvas, a segunda-feira (23/01), para muitos foi de recomeço. É que na tarde de sábado (21/01), um vendaval, que durou cerca de 20 minutos, deixou rastros de destruição, destelhando casas, derrubando árvores e causando vários estragos e prejuízo na localidade de Bebedouro, em Linhares, Norte do Espírito Santo.
De acordo com informações da Prefeitura de Linhares, seis famílias ficaram desalojadas e optaram em ficar na casa de familiares, em várias residências e comércios.
Um idoso de 66 anos sofreu um mal súbito e foi atendido pelas equipes do Samu, e a família amparada pelas equipes da Defesa Civil Municipal e Assistência Social. Ele foi encaminhado para uma unidade hospitalar.
O município ainda informou que as famílias impactadas tiveram acolhimento das equipes de assistência social e que a Prefeitura colocou abrigo provisório à disposição.
Na manhã desta segunda-feira (23/01), a Prefeitura ampliou as ações emergenciais para garantir a mobilidade urbana. No momento, 30 pessoas atuam diretamente na limpeza de forma direta. Uma varredeira mecanizada e uma retroescavadeira auxiliam nos serviços.
Os serviços são realizados regularmente, seguindo o cronograma estabelecido pela secretaria, mas precisaram ser reforçados com a formação de um mutirão de limpeza – constituído com uma frente ampla de trabalho – como consequência das condições climáticas adversas do fim de semana.
O Município solicita que qualquer ocorrência os moradores acionem a Defesa Civil Municipal no telefone 98115 0511.