A secretaria de Saúde, em parceria com o curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, realiza na próxima sexta-feira, dia 10, campanha de prevenção ao câncer de boca e de orofaringe. A ação é gratuita e o atendimento é aberto à população. A campanha acontece das 8h às 12 horas, na clínica odontológica da Faculdade Anhanguera, no bairro Araçá.
O atendimento será realizado por dentistas da Secretaria de Saúde e voluntários e fonoaudiólogos. O diretor do Departamento de Atenção à Saúde Bucal, Itamar Teixeira, explica os objetivos da ação.
“O nosso objetivo com essa campanha é chamar a atenção das pessoas para a detecção precoce do câncer de boca e orofaringe e orientar quanto a gravidade da doença”.
Itamar disse ainda que, “caso seja detectada alguma lesão que precise de biópsia, o material será recolhido lá mesmo. Já em caso de lesões de menor gravidade, o paciente será encaminhado para o Programa de Câncer de Boca que funciona na Unidade Sanitária de Linhares (USL)”.
Programa de Saúde Bucal
A Secretaria de Saúde, por meio da Estratégia de Saúde Bucal, oferece o serviço de prevenção, detecção e encaminhamento para tratar o câncer de boca.
Este ano, de janeiro a outubro, já foram realizadas 245 consultas, 47 cirurgias, 29 biópsias e 83 cauterizações químicas. Sete pessoas tiveram diagnóstico para a doença.
Para ter acesso ao programa as pessoas com sintomas de câncer de boca devem procurar uma
Unidade Básica de Saúde.
A Secretaria de Saúde, por meio da Estratégia de Saúde Bucal, oferece o serviço de prevenção, detecção e encaminhamento para tratar o câncer de boca.
De acordo com a Prefeitura este ano, de janeiro a outubro, já foram realizadas 245 consultas, 47 cirurgias, 29 biópsias e 83 cauterizações químicas. Sete pessoas tiveram diagnóstico para a doença.
Para ter acesso ao programa as pessoas com sintomas de câncer de boca devem procurar uma Unidade Básica de Saúde.
Sinais do câncer de boca
Lesões, ou feridas, na cavidade oral, ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, caroços no pescoço; e rouquidão persistente.
Fatores de risco
Bebida alcoólica, tabagismo, também do narguilé e o cigarro eletrônico, falta de higiene oral e geral, e radiação solar em demasia.