Ícone do site Norte Notícia

Segurança nas Escolas: diretores das unidades de ensino dialogam com forças policiais de Linhares

Foto: Secom - PML

Com a presença do prefeito Bruno Marianelli, nesta terça-feira (18/04), representantes das forças de segurança do município e diretores das unidades de ensino da Prefeitura de Linhares estiveram reunidos no Salão Paroquial da Igreja Matriz do bairro Novo Horizonte. Durante o encontro, os gestores das escolas propuseram ações imediatas para reforçar a segurança nas escolas municipais. A iniciativa busca dar uma resposta à comunidade, que está preocupada com os recentes casos de violência nas escolas do Brasil.

A proposta das forças de segurança no encontro com os diretores das escolas é oferecer o máximo de orientações e instruções, inclusive as mais simples ou óbvias, para evitar o risco de situações indesejadas ou perigosas. Também durante o encontro foram definidas algumas ações que serão implementadas a curto prazo.

ANÚNCIO

Além disso, todas as dúvidas dos diretores foram esclarecidas pelas forças de segurança. Os diretores também fizeram apontamentos sobre questões a serem melhoradas no que diz respeito às estruturas das unidades escolares que foram recebidas pela Secretaria de Educação para tomada de providências.

“As precauções óbvias precisam ser ditas e repetidas, pois uma situação simples e casual pode ocultar um risco para todos, e isso precisa ser evitado”, lembrou o Chefe da 16ª. Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo, que abriu o encontro com os diretores.

A secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriatto, reforçou a necessidade de trazer as famílias para uma participação mais ativa na vida escolar dos estudantes para o combate à violência. “Temos que melhorar a segurança nas nossas escolas, mas como já foi dito aqui, temos que trazer os pais. As revistas têm que ser feitas dentro de casa, não podemos deixar apenas o poder público ou as entidades civis, os pais precisam participar desse engajamento”, comentou.

O prefeito Bruno Marianelli destacou que algumas ações já foram implementadas, como a presença de um Guarda Municipal nas escolas, instalação e manutenção de câmeras de segurança nas unidades de ensino que são interligadas à Central de Videomonitoramento da Prefeitura, a autorização para a contratação de agentes de segurança para as unidades de ensino e a ampliação da Patrulha Escolar com o apoio da Polícia Militar na entrada, intervalo e saída dos estudantes.

“Diante das ações já executadas, preza-se ainda pelas orientações permanentes aos estudantes, profissionais e famílias de não compartilhar mensagens não oficiais para evitar a disseminação de fake news; e a criação do grupo de Whatsapp com todos os gestores das escolas e Polícia Militar”, enfatizou.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Coronel Jones da Silva Mattos, o objetivo dos encontros estratégicos dos diretores com as forças de segurança é criar uma estratégia de protocolo que está sendo construída para verificar informações sobre possíveis ameaças a estudantes e profissionais.

“Toda a comunidade deve ficar atenta para situações de risco, buscando estratégias coerentes, simples e eficazes para se proteger.”

Participaram do encontro o prefeito Bruno Marianelli; a secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriatto; o secretário municipal de Segurança, Coronel Jones da Silva Mattos; o Chefe da 16ª. Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo; do Major Hebert, Subcomandante do 12º. Batalhão da Polícia Militar em Linhares; do presidente do Conselho de Segurança de Linhares (Consel), Edval Sant’Anna; da representante do Conselho Municipal de Educação, Simone Aguiar e do representante do Conselho Tutelar de Linhares, Welber de Souza Reis.

 

Fonte: Secom – PML

Sair da versão mobile