O melhor da culinária, aulas-show com chefs renomados e apresentações musicais no palco mais charmoso da cidade, na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição. É com essa receita que Linhares recebe a segunda edição do Festival de Cultura e Gastronomia nos meses de julho e agosto e este ano vai reunir 21 restaurantes, 12 expositores, cervejarias e o representantes do agroturismo da região. Entre as novidades desse ano, foi formatado um novo layout de ocupação da praça, visando melhorar o fluxo, organização e melhor atendimento ao público. O evento faz parte do aniversário dos 219 anos de Linhares.
O evento será realizado em duas fases: a primeira, entre os dias 17 e 31 de julho, com o Circuito Gastronômico promovido nos estabelecimentos participantes. Nessa fase, os restaurantes funcionam, cada um, em seu horário habitual, com desconto de 20% para o prato participante do Festival. Já nos dias 02, 03 e 04 de agosto, a Praça 22 de Agosto vai receber uma grande estrutura com muita música, comida gostosa e aulas-show para adultos e crianças e deve atrair cerca de 15 mil pessoas por cada dia de evento. Na praça, os valores dos pratos variam de R$ 8 a R$ 25. O festival não tem caráter competitivo.
A exemplo do ano passado, um guia gastronômico com todos os 21 estabelecimentos participantes do evento será entregue em hotéis, aos taxistas e outros setores que fomentam o trade turístico da região, além do comércio em geral.
O Festival de Cultura e Gastronomia de Linhares tem o objetivo de fortalecer a economia e os setores produtivos ligados ao segmento, como a rede hoteleira e o turismo de negócios, inserindo de forma oficial, Linhares no calendário de eventos das secretarias de Turismo do Espírito Santo e do Governo Federal.
O prefeito de Linhares Guerino Zanon acredita no setor como atividade alavancadora do desenvolvimento econômico, social e cultural, uma vez que o setor gastronômico gera mais de 1 mil empregos diretos no Município e representa quase 5% da economia capixaba. Para ele, o evento divulga valores regionais, favorece intercâmbios, qualifica a mão de obra local e estimula práticas sustentáveis, valorizando a cadeia produtiva do setor.
“Quando apoiamos um setor que gera empregos e renda, promovemos desenvolvimento econômico e social, além de estimularmos a autoestima da cidade. O festival nos traz mais mesa, mais sabor e mais agregação em torno da nossa culinária, que é parte da nossa história”, declarou.
Para o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador Filho o festival promove desenvolvimento sustentável para a cidade. “É uma ação de interatividade, com sinergia e lucratividade para todos, não só do ponto de vista econômico, mas social, cultural e turístico. Assim como em 2018, nossa praça estará repleta de pratos deliciosos com um bom público degustando o melhor da culinária linharense”, disse.
O Festival de Cultura e Gastronomia de Linhares é realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, em parceria com a Caseg – Câmara Setorial Gastronômica de Linhares. A organização é da Liga Capixaba de Entretenimento.
Estabelecimentos participantes:
Absoluto
Boka’s Lanches
Camelot
Cantinho do Beiçola
Carla Guedes
Carnívoro
Casa Gourmet
Cimá Carriço
Conceição Grill
Doc Burger
Fuê Comida Artesanal
João de Barro
La Rústico
Lindoar Grill
Mare Poke
Marilda Brasil
Meat Burger
Seletto
Tigrão Grill
Usina Burger
Vix Burger
Cachaça Princesa Izabel
Cachaça Babuxca
Skips
Fabre Pizzaria
Água de Coco 4 Estações
Bamboo Gelateria
Os Tais Docinhos
Exagerado Churros
Dona Brigadeiro
Mara Bolos Diet
Sandurritos
Meire Balas de Coco
Serviço – Festival de Cultura & Gastronomia de Linhares
Circuito Gastronômico: 17 a 31 de julho nos estabelecimentos participantes.
Festival na Praça: 02 a 04 de agosto.
Sexta, dia 02, das 18 às 23h.
Sábado, dia 03, das 11 às 23h.
Domingo, dia 04, das 11 às 22h.
Realização: Prefeitura de Linhares
Parceiros: CASEG – Câmara Setorial Gastronômica de Linhares
Organização: Liga Capixaba de Entretenimento